Escola de Educação e Humanidades do UniBrasil recebe Ivo Tonet

O UniBrasil Centro Universitário, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, a MPS Informática e a B’nai B’rith, organização judaica de disseminação da cultura, realiza por convite da Escola de Educação e Humanidades mais um evento do projeto Academia UniBrasil: palestra do professor Ivo Tonet com o tema Educação e Formação Humana. Será no dia 24 de outubro, às 19 horas, no Auditório Edla Van Steen, da instituição.

Foto: Divulgação

O UniBrasil conhece e exerce suas potencialidades dentro da missão de oferecer ensino de qualidade e formação ética para a vida, mas entende que parcerias corroboram geralmente o adágio de que o todo é maior do que a soma das partes; nesse sentido, compôs-se com várias outras instituições para a realização de muitos eventos culturais e educacionais. A união de energias, vocações, aspirações, capacidades e recursos para a consecução de objetivos comuns produziu excelentes resultados.

Ivo Tonet é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista; Professor de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas desde 1980. Autor de dezenas de livros, artigos e seminários, com destaque para “Introdução à Filosofia de Marx”, “Democracia ou Liberdade? ” e “Educação contra o Capital”.

O professor Ivo tem vasta produção em diferentes áreas: sobre Ciência, textos como A Crise das Ciências Sociais; Ciência: quando o diálogo se torna impossível; Pluralismo Metodológico: um falso caminho.

Em Educação: A Propósito da Retirada da Filosofia e da Sociologia; A Educação Numa Encruzilhada; Atividades Educativas Emancipadoras; Educação e Cidadania; Educação e Concepções de Sociedade; Educação e Meio Ambiente; Educar para a Cidadania ou para a Liberdade?; Interdisciplinaridade, Formação e Emancipação Humana; O Grande Ausente e os Problemas da Educação.

Muitos de seus textos são voltados também ao momento atual, como em: As Tarefas dos Intelectuais, Hoje; Breves Reflexões em Tempos de Eleição.

Sua atuação é reconhecida também na área de Serviço Social, onde dezenas de suas publicações são utilizadas no trabalho em sala de aula ou pesquisas realizadas pelos estudantes.

Pensador atento ao momento vivido pelo país, Ivo Tonet questiona: “É possível formar integralmente a pessoa humana em uma sociedade – capitalista – que, por sua natureza, implica a desumanização? Para responder a essa pergunta é preciso compreender o que são formação humana e formação integral. Mas, se não for possível, o que, então, fazer? Aceitar as coisas como são? Omitir-se? Buscar caminhos? Quais? Perguntas que nos deveriam inquietar intensamente porque dizem respeito ao sentido mais profundo da nossa atividade como educadores”.

A questão da formação integral também o preocupa: “Fala‑se muito, hoje, em interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e outras denominações semelhantes. Todas essas seriam formas de superar o problema da fragmentação do saber e da formação profissional.

Há uma sensação generalizada e causadora de mal‑estar de que o conhecimento está excessivamente fragmentado; de que cada disciplina trata isoladamente de um determinado aspecto — econômico, histórico, sociológico, psicológico, filosófico, artístico etc.— e que, assim, não é     possível adquirir uma visão de conjunto dos objetos estudados.

O resultado disto é uma formação construída com fragmentos desconexos e justapostos. Em consequência dessa visão fragmentada da realidade, a intervenção prática para o enfrentamento dos problemas sociais também se vê comprometida, levando a buscar soluções isoladas. Para essa formação fragmentada colaboraria, também, a intensa especialização, que levaria a uma concentração cada vez mais localizada em aspectos restritos, tornando, de novo, o indivíduo incapaz de uma percepção da totalidade. A causa mais comum dessa fragmentação é atribuída à crescente complexificação da realidade social e à consequente ampliação do território do conhecimento”.

Tido entre os maiores estudiosos da educação atual, recebe-lo será produtivo para professores e alunos, e certamente se inscreverá entre os grandes encontros da Escola de Educação.

Texto: Wanda Camargo.

Postado em ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *