Escritor e historiador Jorge Caldeira lança livro em Curitiba

“História da riqueza no Brasil” é o nome da obra que será apresentada no Graciosa Country Club

O Graciosa Country Club em parceria com o UniBrasil Centro Universitário,  Solar do Rosário, e o escritório Casillo Advogados, recebe o escritor, considerado um dos maiores estudiosos sobre a história da economia brasileira, Jorge Caldeira, no dia 22 de março (quinta-feira), às 20h, na sede social do clube.

Vivendo o ápice de uma carreira de quatro décadas dedicadas à pesquisa histórica e econômica, o convidado lança a mais importante obra da história econômica do Brasil do século XXI, denominado “História da riqueza no Brasil”. “O novo título vem provar que Jorge Caldeira ombreia com os maiores historiadores do Brasil. Sem trocadilhos, é uma obra que faz história. Em um retrato amplo que cobre mais de cinco séculos dos rumos econômicos do país, Caldeira questiona a ideia – corrente na academia e regularmente ensinada nas escolas – de que no Brasil colônia só os latifúndios produziam riqueza. Eram, ao contrário, as pequenas propriedades e os pequenos empreendedores os responsáveis pelo mercado interno e pela maior parte da riqueza do país”, resume a diretora cultural do Graciosa Country Club e professora da UFPR, Liana Leão. A estudiosa ainda complementa que com rigor e originalidade, e na prosa fácil de um jornalista, Caldeira avança pelos diversos períodos de crescimento e de estagnação da economia brasileira nos séculos XX e XXI: a Primeira República, a Era Vargas, o governo militar e, finalmente, a era Lula /Dilma. “Enfim, História da Riqueza do Brasil é um verdadeiro tour de force do grande historiador”, finaliza.
Para a educadora do UniBrasil Centro Universitário, Wanda Camargo, “Jorge Caldeira é hoje um dos melhores representantes daqueles estudiosos capazes de análises objetivas e independentes sobre a situação brasileira, isentas das paixões políticas, profundamente bem embasadas” diz.
O evento cultural integra a agenda do Projeto Pensando o Brasil, coordenado pela Diretora Cultural do Graciosa Country Club, professora Liana Leão.

O convidado

Jorge Caldeira é escritor, doutor em ciência política e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi editor da “Ilustrada” e da “Revista da Folha” (suplementos do Jornal Folha de São Paulo), editor de economia da revista IstoÉ, editor-executivo da revista Exame, editor da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo. É autor de, entre outros livros, Mauá: empresário do Império, O banqueiro do sertão e Júlio Mesquita e seu tempo.

Para participar do evento é necessário enviar e-mail para [email protected]

As vagas são limitadas.

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *