Escritora Edla Van Steen recebe comenda

O UniBrasil Centro Universitário sente-se honrado com a homenagem prestada pelo Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina à escritora Edla Van Steen, que cede seu nome ao Auditório do Bloco 1 da instituição.

Edla Van Steen, nascida em Florianópolis, escritora brasileira com mais de vinte livros publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro e livros de arte, além de nomear auditório, já esteve no UniBrasil realizando palestra, muito elogiada por professores e estudantes.

Edla já recebeu vários prêmios nas áreas de cinema, teatro e literatura. Tem livros publicados nos Estados Unidos, com excelentes críticas no Washington Post Book World, Kirkus Reviews e Publishers Weekly, entre outros. Foi casada com o crítico teatral Sábato Magaldi, um dos maiores críticos de arte brasileiros, que antes de sua morte em 2016 também visitou o UniBrasil.

Os livros de Edla lançados no Brasil: Cio, 1965 (contos); Memórias do medo, 1974 (romance); Antes do amanhecer, 1977 (contos); Corações mordidos, 1983 (romance); Até sempre, 1985 (contos); Manto de nuvem, 1985 (infanto-juvenil); Madrugada, 1992 (romance); Por acaso, 1996 (infanto-juvenil); Cheiro de amor, 1996 (contos); O gato barbudo, 2000 (infanto-juvenil); O presente, 2001 (infanto-juvenil); No silêncio das nuvens, 2001 (contos); A ira das águas, 2004 (contos); e aqueles lançados nos Estados Unidos: A bag of stories, 1991; Scent of love, 1991; Village of the ghost bells, 1991; Early mourning, 1991, fazem dela uma escritora extremamente produtiva e reconhecida na área de literatura brasileira.

Edla recebeu muitos utros prêmios, como Molière e Prêmio Mambembe de melhor autor, Troféu APCA de revelação de autor por O último encontro; o Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras e Nacional Pen Club, por Madrugada, além do Nestlé de Literatura Brasileira, categoria autor consagrado, por Cheiro de amor.

Agora, o Conselho Estadual de Cultura do Governo de Santa Catarina publicou os agraciados com a Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa pela contribuição para o enriquecimento ou defesa da cultura e do patrimônio histórico e artístico de Santa Catarina, e neste ano, na área de Letras Edla Van Steen, a qual foi escolhida em amplo processo com participação popular, pois toda a comunidade foi convidada a participar por meio de uma plataforma eletrônica, enviando sugestões de nomes a serem homenageados com a medalha.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 24 de novembro, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com início às 19h30.

Texto: Wanda Camargo.

Postado em NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *