Formação política e representatividade em instituições estaduais no UniBrasil

Na tarde de 17 de maio, aconteceu no Auditório Edla Van Steen, o III Encontro de Grêmio Estudantil e Representante de Turma do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte.

O Grêmio Estudantil é uma instância colegiada que representa os alunos dentro de um estabelecimento de ensino. Na intenção de fortalecer o papel dos grêmios, o Núcleo de Educação da Área Metropolitana Norte, realizou o III Encontro de Grêmio Estudantil e Representante de Turma, e na sua abertura do evento o Chefe do Núcleo, Roni Miranda, incentivou a participação dos grêmios na gestão escolar democrática.

A recepção, em nome do UniBrasil, foi realizada pela professora Wanda Camargo, assessora da presidência do Complexo, que, em nome do presidente professor Dr. Clèmerson Merlin Clève, cumprimentou o Núcleo e os alunos presentes. Falando do UniBrasil como uma instituição jovem e de metodologia de ensino moderna, considerou uma honra participar deste importante momento.

Durante o encontro houve a participação das representatividades do Movimento Estudantil: Isabela Queiroz e Leonardo Costa explanando a importância do Grêmio, seu papel e como se articular enquanto movimento estudantil.

Leonardo Costa é diretor de Comunicação da UPES – União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, que foi fundada em 1945, todos estes anos lutando em defesa da educação e dos estudantes do Paraná. Isabela Queiroz é diretora de Comunicação da UBES, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, fundada em 1948 no Rio de Janeiro, sendo a entidade que congrega e representa todos os estudantes de instituições secundárias brasileiras.

Durante sua fala, Isabela citou alguns itens relacionados às boas vindas, mostrando o quanto uma instituição universitária pode auxiliar a construção de um futuro melhor para o país.

O evento teve também a participação da Patrulha Escolar que, na voz do 2° Tenente, J. Silva, do Batalhão da Patrulha Escolar, propôs um trabalho em conjunto com os Grêmios.

A Equipe de Ensino e Gestão Escolar do Núcleo incentiva e apoia a efetivação do Grêmio Estudantil nas escolas estaduais, e por esse motivo, está promovendo momentos de formação para os estudantes, pois, ao lado da formação para o trabalho, é preciso também incorporar no trabalho escolar de jovens e adultos a formação política para a cidadania moderna. Uma das características do pensamento pedagógico referido à educação de jovens e adultos dos últimos anos têm sido a explicitação do caráter político dos processos educativos e, consequentemente, o claro enunciado nos projetos pedagógicos destinados a estes grupos etários de objetivos de formação para a cidadania.

Muitos processos de construção democrática ainda não estão perfeitamente consolidados, e a crise econômica aprofunda a exclusão, desgasta o tecido social, não favorece a integração e se faz acompanhar pelo crescimento da violência e por outros comportamentos indesejados, fez emergisse outra vez no debate pedagógico a relevância da educação em valores e atitudes para a construção da autonomia moral dos indivíduos.

Assim, por impulsos diversos, a educação de jovens é convidada a reavaliar sua identidade e tradição, reelaborando os objetivos e os conteúdos de formação política para a cidadania democrática. Procurar a formação de sujeitos livres, autônomos, críticos, abertos à mudança, capazes de intervir em processos de produção cultural que tenham alcance político.

O próximo encontro está previsto para o mês de agosto. Para realização desse evento, além da cessão do auditório pelo UniBrasil Centro Universitário, foi fundamental a colaboração dos professores Ângelo Mortella, Benjamin Perez Maia (este também professor do Curso de Pedagogia do UniBrasil), e Suliane Costa de Oliveira do Núcleo de Educação.

Sediar este tipo de evento é importante como parceria na construção da cidadania da próxima geração, a expressão da pluralidade de discursos estratégicos para a resolução pacífica de conflitos e a elaboração de consensos diante dos dilemas éticos que afetam a sociedade contemporânea são cada vez mais indispensáveis aos jovens em formação.

Texto: Wanda Camargo

Postado em COMUNIDADE, NOTÍCIAS e tagged , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *