Grupo PET e Academia UniBrasil recebem Mary Del Priore

O Programa de Educação Tutorial – Grupo PET – do curso de Direito do UniBrasil, e o Projeto Academia UniBrasil promoverão palestra com uma das mais respeitadas e interessantes historiadoras brasileiras: Mary Del Priore.

Será no próximo primeiro de outubro, às 19 horas, em formato live com acesso pelo YouTube do UniBrasil, e o tema será: “Mulheres no Brasil – história e desafios”.

O Grupo PET dedica seus estudos neste 2020 a proposta correlata: “Mulheres e Direito”.

O convite a Mary Del Priore, solicitado pela tutora e estudantes, foi motivado pelo fato da palestrante ser autora reconhecida na área, doutora em História Social pela USP, com pós-doutorado em Ciências Sociais pela Ecole des Hautes Etudes, de Paris; foi professora na USP e na PUC-Rio, colaborando com vários periódicos nacionais e internacionais, acadêmicos ou não; ganhou prêmios importantes como o Jabuti, e o Casa Grande & Senzala, da Fundação Joaquim Nabuco.

Mary é autora profícua de livros de História ou com temas correlatos. Destacam-se os quatro volumes de “Histórias da Gente Brasileira” em que conta fatos da vida cotidiana brasileira da Colônia à atualidade, contextualizando-os nos momentos históricos. São dignas de nota, e leitura, todas as demais obras desta pesquisadora séria e informal, diversa da rigidez de parte da intelectualidade brasileira; ela escreveu sobre D. Pedro I e a Marquesa de Santos, Euclides da Cunha e seu assassino Dilermando de Assis, o Sobrenatural e o Espiritismo, Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, Histórias do Amor, das Mulheres, das Crianças no Brasil, a Condessa de Barral e D. Pedro II; e muito mais. Quem quer conhecer o Brasil, e se conhecer ao mesmo tempo não pode deixar de ler muito do que Mary Del Priore publicou.

O Programa de Educação Tutorial – PET – é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente; no PET do curso de Direito do UniBrasil a tutoria é exercida pela professora doutora Andréa Lobo. São grupos organizados a partir de formações em nível de graduação, e orientados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Brasil conta atualmente com pouco mais de 800 grupos, a maior parte deles constituída em Universidades federais.

Acesse o link e acompanhe: http://live.unibrasil.com.br/mulheres-no-brasil-01-10

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *