“Infraestrutura de Transportes e Competitividade Brasileira” foi tema de palestra no UniBrasil

O evento foi proferido pela primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

O UniBrasil Centro Universitário, em conjunto com a Escola de Engenharia, recebeu na terça-feira (05/06), a professora e doutora Liedi Légi Bariani Bernucci, primeira mulher em 124 anos, a ocupar o cargo de diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli (USP). A convite do UniBrasil, a professora falou sobre a situação dos transportes no país trazendo a temática “Infraestrutura de Transportes e Competitividade Brasileira”.

A palestra aconteceu no Auditório Cordeiro Clève, às 19 horas, nas dependências da instituição. Durante o evento, a diretora da Poli abordou assuntos introdutórios e gerais sobre o transporte no Brasil e seu impacto na vida brasileira. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea) e o Solar do Rosário.

Considerada uma das maiores autoridades técnicas na área do transporte, Liedi Bernucci, falou também sobre a busca pela consolidação e o aprimoramento da reforma curricular, além de melhorias nos programas de pós-graduação e parcerias para a execução de pesquisas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A diretora da Poli comentou sobre os rumos da engenharia no Brasil. “A minha carreira me deu a oportunidade de conhecer vários países, e para que um país se desenvolva, crie riquezas, melhoria de vida da população e seja competitivo é necessário que haja a engenharia. Não só na área de transportes, mas em todas as áreas”, enfatizou.

Ao longo da carreira, Liedi realizou diversas consultorias de engenharia em aeroportos, rodovias e ferrovias, dentro e fora do país. A convidada palestrante falou sobre o espaço da mulher na engenharia. “Para mim é um grande orgulho poder representar as mulheres hoje na engenharia. Fui a primeira mulher vice-diretora e diretora da Poli-SP. É uma quebra de paradigmas e devo dizer que meus amigos me apoiaram muito”, contou a professora eleita  diretora da Escola Politécnica.

CARREIRA – Graduada em Engenharia Civil, com mestrado na área de Engenharia Geotécnica, além de doutorado em Engenharia de Transportes, Liedi Bernucci, iniciou sua carreira em 1986 e tornou-se professora da Poli em 2006.

Foi a primeira mulher chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, cargo que ocupou até 2014, e também a primeira a ocupar o cargo de vice-diretora na Poli. Desde 1995 é a coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) do Departamento de Engenharia de Transportes e autora do livro “Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros”, juntamente com Laura M.T Motta, Jorge A.P Ceratti e Jorge B. Soares. Publicou mais de 160 trabalhos e coordena diversos projetos de pesquisa.

O evento faz parte do Projeto UniBrasil Futuro, criado pelo professor Clèmerson Merlin Clève.

 

 

Postado em ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *