Inovação, Empreendedorismo e Empresa Junior são temas da Aula Inaugural dos Cursos de Engenharia Mecânica e Produção

Na última terça, 28/08, no auditório Glaci Zancan, os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção do UniBrasil Centro Universitário participaram de uma aula inaugural com os temas “Inovação, Empreendedorismo e Empresa Junior”.

A palestra iniciou com a fala do engenheiro e mestre em engenharia mecânica Emiliano Rocha, da Rocha Engenharia, empresa do ramo de projetos de refrigeração e ar condicionado, com sede em Florianópolis, Santa Catarina (SC).

Emiliano apresentou o portfólio da empresa e como a inovação e o empreendedorismo tornaram a empresa Rocha Engenharia referência no uso do software BIM (Building Information Model) em projetos de climatização e ar condicionado. Segundo o convidado, o uso da plataforma BIM para integração entre os projetos arquitetônico, civil, estrutural, hidráulico, elétrico, sanitário e de climatização e ar condicionado já é uma realidade na Europa e ganha cada vez mais força no país, pela versatilidade e capacidade de gestão integrada dos diversos segmentos e áreas do conhecimento.

A Rocha Engenharia aliou a gestão integrada do BIM ao uso de equipamentos de climatização e ar condicionado de última geração, que usam mancais magnéticos em seus componentes mecânicos, operando com sistemas de automação projetados para se atingir a máxima eficiência energética nas plantas construídas pela empresa. Foram apresentados projetos de climatização para atender instalações de shopping centers, hospitais, centros comerciais e indústrias.

A aula inaugural foi finalizada com a fala do coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, professor Fábio Schneider. O professor Schneider destacou que a inovação não se dá apenas pela concepção de um novo produto, mas também por uma nova forma de se fazer algo. “Empreender e inovar depende muito de se perceber e identificar novos negócios e de mudar nossa forma de trabalhar. Reunir novas ferramentas tecnológicas para resolver um problema de forma mais eficiente e com maior economia de recursos é o diferencial que pode fazer uma empresa ter sucesso no mundo corporativo, e podemos iniciar agora este processo”, destacou Schneider.

Em conjunto com o professor Marcos Vale, coordenador do curso de Administração, o professor Schneider retomou as discussões sobre a implantação do Centro de Empreendedorismo UniBrasil (CEU) e convidou os alunos implantar uma Empresa Júnior (EJ), envolvendo os vários cursos de graduação do UniBrasil. A Confederação Brasileira de Empresas Juniores incentiva a criação de EJs dentro do contexto do Movimento Empresa Junior (MEJ). O MEJ tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor, prestando consultoria para a consolidação das mais de 600 EJs em funcionamento no país, que realizaram mais de 11 mil projetos em 2017.

 

 

 

 

Postado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, NOTÍCIAS e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *