MEC prorroga período das listas de espera do Prouni e do Fies

Com o objetivo de minimizar os prejuízos da pandemia do coronavírus (COVID-19), o Ministério da Educação (MEC) prorrogou por tempo indeterminado o período das listas de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, 18 de março.

De acordo com o MEC, essas medidas foram tomadas “para que nenhum estudante seja prejudicado por eventual fechamento da instituição de ensino, ou da agência bancária, o período dessas etapas será prorrogado por tempo indeterminado”.

Lembrando que o ProUni oferece bolsas totais e parciais (50%) em universidades privadas a estudantes de baixa renda. Já o Fies, financia o pagamento de mensalidades nessas universidades para jovens com renda familiar de até cinco salários mínimos por mês.

ProUni – Os candidatos participantes da lista de espera do Prouni teriam até o dia 20 de março para comprovar informações na universidade da bolsa. Porém, com a mudança, os estudantes não terão mais esse prazo final para entregarem a documentação na instituição de ensino. Se a instituição estiver aberta, ele poderá entregar a documentação normalmente, entretanto, se estiver fechada, o aluno não será prejudicado.

Fies – Neste momento, os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fies precisam complementar seus dados na página do programa na internet. Os candidatos devem informar dados bancários, do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.

Assim que o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) for emitido, o participante do processo precisa ir até a agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição para formalizar o contrato de financiamento. Para que nenhum estudante seja prejudicado por eventual fechamento da instituição de ensino, ou da agência bancária, o período das etapas de convocação até a obtenção do financiamento, foi prorrogado por tempo indeterminado.

Para mais informações, acesse: http://portal.mec.gov.br/

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *