Motivos para escolher o Direito Administrativo no Exame da Ordem

Uma das maiores dúvidas para os egressos do curso de Direito é por qual área optar na segunda fase do Exame da Ordem. Momento esse em que é realizada a prova discursiva, apresentadas as dissertações e peça processual, além de demonstrar que o profissional é capaz de exercer a advocacia.

As áreas de atuação definidas pela OAB são divididas em seis: Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário. Todas possuem focos diferentes. E uma coisa é certa: depois de escolhida a área, não é permitida alteração.

Portanto, é importante levar em conta não apenas os fatores externos, mas também os internos. Identificar se você tem afinidade com alguma disciplina, domínio do sistema processual, facilidade em se aprofundar nas questões e levar em conta suas experiências anteriores, são boas alternativas. Se você estagiou em algum escritório de advocacia, por exemplo, poderá usar seus conhecimentos adquiridos como parâmetro na hora de fazer a escolha de qual caminho seguir.

Mas, como são inúmeras as possibilidades que o Direito oferece, no conteúdo de hoje vamos falar um pouco sobre uma dessas seis áreas de atuação e, quem sabe, ajudar você a nortear o seu futuro.

Você já ouviu falar em Direito Administrativo?

A função do direito administrativo é garantir que as regras e princípios da administração pública sejam efetivamente cumpridas por todos os envolvidos

É uma das áreas do Direito mais clássicas. Voltada ao direito público, responsável pelas regras e princípios que disciplinam as funções administrativas do Poder Público e de seus integrantes e, portanto, direcionada especialmente para entidades, órgãos e atividades públicas.

A função do direito administrativo é garantir que as regras e princípios da administração pública sejam efetivamente cumpridas por todos os envolvidos, e, caso as leis não sejam respeitadas pelo servidor, o mesmo poderá ser punido com penas determinadas conforme o crime cometido.

De uma maneira geral, são duas as opções de atuação para o advogado administrativista: advogar pelo Estado, atuando como Procurador de um Município, do Estado e etc. Ou em favor de um cidadão que tenha uma demanda contra o Poder Público.

Carreira e mercado de trabalho

Para quem deseja seguir carreira em Direito Administrativo, há cursos de especialização na área para advogados, promotores, magistrados, servidores públicos, ou seja, graduados em Direito. O curso leva em média dois anos e meio e o futuro especialista precisa se manter atualizado, pois é uma área com constantes alterações nas leis.

Entre os principais conteúdos a serem estudados pelo profissional administrativista, temos: Controle da Administração Pública, Licitações, Processo Administrativo, Bens e serviços públicos, dentre outros. Além disso, é importante que o profissional tenha algumas habilidades e competências, como ética, boa escrita e oratória, foco, capacidade analítica e argumentação.

Para quem deseja seguir carreira em Direito Administrativo, há cursos de especialização na área que duram em média 2 anos e meio.

Vale lembrar que o mercado de trabalho é amplo e está aquecido, ou seja, é hora de aproveitar as oportunidades e seguir carreira. Como o direito administrativo está intimamente voltado a área pública, esse é considerado um dos principais campos de atuação, porém, é possível também atuar em escritórios de advocacia desenvolvendo projetos públicos, realizando a defesa de clientes com processos administrativos, contratos de concessão, etc.

Direito administrativo dos seus sonhos

As possibilidades para você ingressar e fazer carreira nessa área são inúmeras mas, assim como todas as outras, é muito importante buscar informações e se aprofundar no tema antes de tomar a decisão final.

Se você considera essa a carreira dos seus sonhos, então inicie agora mesmo o seu plano de estudos e foque no futuro.

Quer conhecer um pouco sobre a didática de ensino e grade curricular do curso de Direito do UniBrasil? Então acesse aqui e fique por dentro.

 

 

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *