“Mulheres no UniBrasil” expõe obra da artista visual Carla Schwab

O UniBrasil mantém um projeto denominado Mulheres no UniBrasil: ao longo de todo ano, a cada mês é exposta uma obra de arte realizada por uma artista de grande expressão nas artes paranaenses, como forma de homenagem às mulheres que compõem o cenário cultural da cidade.

Por entender que a arte e a cultura são partes importantes e indissociáveis da boa formação universitária, o UniBrasil tem promovido a vinda de intelectuais de várias vertentes do pensamento para falar, mostrar suas obras, lançar livros. O objetivo não é nunca a busca de uma forma única de pensar ou de ver o mundo, o que contraria frontalmente a própria ideia de Universidade, e sim de abrir possibilidades, instigar o debate e o dissenso.

Estimular o olhar mais atento à produção feminina é parte de um projeto mais amplo, de inclusão e equanimidade, num mundo infelizmente ainda desigual; e dentre estas, algumas unanimidades se justificam plenamente, por isso, a honra de promover a exposição de uma artista plástica reconhecida em nosso estado e no país: Carla Schwab.

Pelotense radicada em Curitiba, é artista visual graduada pela UFPel-RS, atua como professora na Associação  Cultural Solar do Rosário e em seu próprio atelier.

Suas obras de teor contemporâneo-sustentável apresentam características nótórias do universo vintage feminino. A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz, ou simplesmente um “patchwork” bidimensional, em que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.

Filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem de garrafas P.E.T, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios  visuais  de suas  rendas. Esta gama matérica reciclada e utilizada em suas obras exterioriza sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania. Carla Schwab, através de tramas, rendas , arabescos e cores tece a sua assinatura artística, e dentro deste  milenar  trabalho  manual , a artista  faz surgir  a  identidade , beleza, sutileza e toda a origem e a força de mulheres que  influenciaram a  cultura mundial. Arabescos e sobreposições figurativas movimentam-se pelo bidimensional, onde a fluidez tecidual surge como nova informação pictórica, ora pigmentada, ora manuscrita com esferográfica, resultando numa inédita série artística, construída pelo efeito movimento.

Suas obras participam das edições da Casa Cor Paraná, sendo destaque como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros Estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas e individuais. Possui acervos particulares nacional e internacionais, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas, em 2013 no Carrosel Du Louvre em Paris e em 2015 no Salon Internacional d’Art Contemporanian Du Carrosel Du Louvre e em 2016 participou  da The Hudson  Park-New York Public Library, durante a The New York – Big Apple II – Mail Arte Show .

A mostra é dedicada a toda comunidade acadêmica, e os quadros são cedidos pelo Solar do Rosário, instituição voltada à arte e cultura, parceira do UniBrasil Centro Universitário.

(Texto: Wanda Camargo)

Serviço

Data: de 30/09 a 04/10

Horário: das 8h30 às 21h

Local: Sala Leituras do Brasil

UniBrasil Centro Universitário

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *