Mulheres no UniBrasil traz obra de Uiara Bartira

Um quadro da pintora Uiara Bartira estará durante todo o mês de agosto na Sala de Leituras do UniBrasil, dando prosseguimento ao Projeto Mulheres no UniBrasil, que tem trazido ao campus universitário obras de pintoras de relevo no cenário paranaense.

Uiara Bartira é pintora, desenhista, gravadora e professora. Formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), também estudou no Centro de Criatividade de Curitiba, além de especializar-se em gravura, desenho e fotogravura em Nova York.

Fez seu mestrado, sob orientação de Maria Bonomi, com a tese “A Evolução da Estética da Gravura Brasileira” e tornou-se professora da EMBAP nas disciplinas de desenho, gravura e pintura. Fez doutorado, sob a orientação do crítico de arte Paulo Herkenhoff.

Uiara é responsável pela formação de uma geração de professores de gravura, pela implantação das oficinas da Casa da Gravura e do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, foi membro do Conselho Técnico de Arte da 21º Bienal Internacional de São Paulo, Curadora Geral das IX e X Mostras da Gravura Cidade de Curitiba e do Seminário Internacional: Brasil/ Reflexão 97 – A Arte Contemporânea da Gravura.

Foram, recentemente, dedicadas a ela no Museu Oscar Niemeyer duas mostras: “Arte Decodificação Cosmológica” e “Espaços do Desenho”. As instalações foram expostas em forma física e digital. O público podia interagir com cada obra e navegar pela pesquisa da artista acerca destes temas, além de entrar em contato com as matrizes em madeira usadas para produzir as gravuras, fazendo parte da instalação um site, QR Code, TV touch.

Segundo o curador do MON, Agnaldo Farias: “Uiara Bartira quer desvendar o cérebro do artista. Para isso, ela propõe uma instalação composta por um hardware e um software estabelecendo conexões ‘como neurônios em um sistema nervoso central’. A artista faz uma viagem pelo processo criativo da própria criação fluindo como um mecanismo para se chegar a um meio, não um fim”. De acordo com Farias, tratou-se de uma homenagem à artista que, além de produzir uma obra consistente reconhecida em todo o país, também se ocupou da formação de público e professores de gravura, produzindo um legado inestimável para a arte paranaense.

Atualmente Uiara é orientadora e professora de desenho e pintura no Solar do Rosário, um dos mais importantes espaços de arte e cultura curitibano, parceiro do UniBrasil Centro Universitário no projeto. A obra exposta na Sala de Leituras pertence ao Acervo do próprio Solar do Rosário

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *