Mulheres Paranaenses 2019 premia personalidades femininas que ajudam desenvolver o Estado

O UniBrasil Centro Universitário realizou na noite da última quinta-feira (21/03), a oitava edição o evento “Mulheres Paranaenses”. A solenidade que aconteceu no Auditório Cordeiro Clève, nas dependências da Instituição, reuniu 15 mulheres da comunidade interna e externa que se destacam nos âmbitos da educação, saúde, negócios, comunicação, exatas, ensino jurídico e entre outras áreas voltado ao desenvolvimento e progresso do Estado.

A banda do Colégio Professora Maria Lopes de Paula, de Almirante Tamandaré, deu início ao evento com uma apresentação musical de pop e rock. Na sequência, a solenidade realizou a entrega dos troféus para as homenageadas. “Eu fiquei muito surpresa e agradecida quando soube que havia sido indicada ao prêmio Mulher Paranaense 2019. Acho muito importante nós termos eventos como esse, que reconhecem a força da mulher para que juntos possamos andar lado a lado”, destacou Neuza Madalosso.

Para Rosane Fontoura, homenageada da área de Negócios, as mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço em diversas áreas de atuação.  “É uma honra receber essa homenagem do UniBrasil. Não há dúvidas que as mulheres estão conseguindo conquistar espaços em áreas de diversos segmentos. Eu particularmente trabalho no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, e dentro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o nosso trabalho também é mobilizar as mulheres para o empreendedorismo e responsabilidade social”, contou.

A deputada federal Luisa Canziani, também esteve presente prestigiando o evento. “É uma satisfação muito grande estar aqui em um momento tão especial que é para justamente premiar mulheres que fazem a diferença em suas respectivas áreas. Isso é muito significativo, inclusive como forma de estimular as nossas estudantes para seguirem os seus sonhos com muita competência, dedicação e esforço”.

Participações

O evento Mulheres Paranaenses 2019 contou com a ilustre presença da supervisora da Guarda Municipal (GM), da Secretaria Municipal da Defesa Social, Bernadete Gross, que falou sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha. A solenidade contou com a participação da administradora regional da Secretaria do Governo Municipal, Adriane Cristina dos Santos; a vereadora da Câmara Municipal de Curitiba, Maria Letícia Fagundes; além  da conselheira e coordenadora do Comitê das Mulheres do CREA-PR, Daniela Alves dos Santos, entre outras mulheres convidadas.

Homenageadas

As mulheres homenageadas deste ano foram, Mulher Paranaense 2019, Neuza Madalosso; Comunidade Acadêmica, Maria Virgínia Cremasco; Ciências da Saúde, Cláudia Turra Pimpão; Ciências Exatas, Rosina Coeli Alice Parchen; Comunicação, Ana Brum; Educação, Lindamir Salete Casagrande; Ensino Jurídico, Luciana da Veiga Oliveira; Negócios, Rosane Fontoura; e amiga UniBrasil; Maria Helena Possette.

O evento anual realizado no mês da mulher, também contou com a presença das homenageadas internas da casa que foram, professora de Educação Física, Eliana Patricia Pereira; professora de Fisioterapia; Rachel de Camargo; as professoras de Direito Adriana Heller e Laila Macedo; além da funcionária e aluna UniBrasil, Karina dos Santos e Pamela Ribeiro.

Palestra

O evento contou com a presença da engenheira, pesquisadora e docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Carina Ulsen, que ministrou uma palestra sobre “Um percurso feminino na Academia e nas Exatas”. Ao longo do evento, a palestrante falou sobre sua carreira na área da engenharia de minas e a sua trajetória como docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (SP).

Segundo Carina Ulsen, o evento superou todas as suas expectativas. “Eu não imaginava que o evento era dessa dimensão. Achei muito legal que o UniBrasil trouxe como proposta essa reflexão. Eu acredito muito que a mulher pode fazer o que ela quiser. Nós como mulheres, temos que acreditar em nosso potencial e não deixar que ninguém diga ao contrário”.

Concurso de Contos

Com o objetivo de estimular e valorizar a produção literária de jovens autoras, durante o evento Mulheres Paranaenses 2019, o UniBrasil divulgou o resultado do V Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève.

Os textos foram avaliados por uma comissão nomeada pelo UniBrasil, formada por professores especializados nas áreas de Letras e/ou pessoas de renome na área jornalística e literária. Os critérios avaliados foram a criatividade, originalidade, concisão, precisão, densidade, unidade de efeito, entre outras características deste estilo literário.

Ao todo, dez contos foram classificados, sendo premiados os três melhores contos. “Gostaria de primeiramente parabenizar o UniBrasil pela realização desse evento Mulheres Paranaenses 2019 e pela 5ª edição do Concurso de Contos que abre espaço para essas jovens autoras. O meu maior objetivo é ampliar os horizontes e incentivar a produção literária dessas meninas. Viva a literatura”, enfatizou a idealizadora do concurso, Dirce Doroti Merlin Clève, soroptimista, educadora e escritora.

Antonia Leão foi uma das escritoras classificas no concurso. “Pessoalmente eu fiquei muito empolgada, por ter ganhado esse concurso porque eu escrevo desde  pequena, então isso significa bastante para mim”.

As jovens escritoras classificadas foram:

1º lugar –  Natasha Fernanda dos Santos S. Zanetti

2º lugar – Karen Vaz Siqueira Alvares

3º lugar – Maritsa Kantikas

4º lugar – Sara Gabriela Simião

5º lugar – Francelise Márcia Rompkovski

6º lugar – Antonia Muricy Leão

7º lugar – Natasha Fernanda dos Santos S. Zanetti

8º lugar – Barbara Albuquerque Belarmino

9º lugar – Letícia Copatti Dogenski

10º lugar – Andressa Barichello

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *