Mulheres Paranaenses 2020 – Lucélia Lecheta

O UniBrasil Centro Universitário tem vários compromissos firmes: com a qualidade de ensino, com a ética acadêmica e profissional, com a liberdade de pensamento e de expressão; e um desses compromissos manifesta-se de modo mais incisivo durante todos os meses de março, o respeito às questões de gênero e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

É em março, o Mês da Mulher, que o UniBrasil salienta seu reconhecimento às mulheres que, com trabalho, talento, competência, dedicação, têm papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.

O Projeto Mulheres Paranaenses já é tradição, realiza-se há dez anos, sempre nesse sentido de homenagem e reconhecimento; em 2020 será no dia 12 de março, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève.

O tema do evento deste ano é “Mulheres e Cuidados com a Infância”, pertinente para os tempos atuais que têm sido marcados pelas mudanças das concepções acerca da família, da infância e dos cuidados necessários às crianças mais novas, em que novas políticas e programas são adotados, deslocando a mera função socializadora do ambiente doméstico para uma esfera social mais abrangente, e os serviços destinados à infância partem do pressuposto de que as crianças sejam reconhecidas como atores sociais de pleno direito, ainda que dependentes.

Hoje a condição feminina melhorou um pouco: mulheres votam e são votadas, são praticamente maioria em muitos cursos universitários, são empresárias, professoras, magistradas, intelectuais, artistas; embora ainda tenham na média salários inferiores ao de homens na mesma função profissional.

Professores e dirigentes de Ciências Sociais Aplicadas indicaram para homenagem Lucélia Lecheta, contadora, formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Planejamento Tributário, que atua na área contábil desde muito cedo, e também como empresária, tendo fundado ainda muito jovem, com o irmão, uma organização contábil, e já foi diretora administrativa do Hospital Municipal de Mandirituba.

É membro fundador do IPMCONT – Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, e Conselheira efetiva do CRC-PR, e atua na comissão da mulher contabilista, tendo também exercido os cargos de Vice-Presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional do CRC e Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRC-PR.

Eleita primeira mulher a presidir o CRC-PR em 67 anos de história da autarquia, foi reeleita para novo biênio, após o que foi Vice-Presidente da Câmara de desenvolvimento profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Vice-Presidente da Câmara de Registro do CFC que exerce atualmente.

Lucélia vem de família simples, mas conta que sempre viveram muito bem na chácara da família em Mandirituba: sete irmãos, pai e mãe, e que trabalha desde os 14 anos de idade.

Perdeu a mãe quando esta tinha 79 anos de idade, e valoriza ter conseguido cuidar bem dela até sua morte, seu pai fará 90 anos e está muito bem, apesar de certa teimosia que ela acredita ter herdado dele.

Seu maior hobby são as viagens e conhece perto de 30 países, o grande projeto para quando as atividades laborais diminuírem é conhecer o mundo, vivenciar novas culturas e conhecer pessoas. Gosta muito inclusive de viajar sozinha e ainda pensa em preparar um Blog contando essas experiencias. Lucélia gosta de se reunir com amigos, cozinhar, cuidar de sua família com dedicação – como já fez com a mãe e ainda faz com seu pai e sobrinhos, aos quais dedicada amor profundo. Faz exercícios físicos regulamente, cuidando da saúde assim como da carreira.

Ela se orgulha de ter sido agraciada com o troféu “Guerreira do Paraná” pelo sistema Fecomércio. E recebido homenagem da Câmara Municipal de Curitiba como destaque: “Mulher Empreendedora” em 2016.

 

Texto – Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *