Mulheres Paranaenses 2020 – Zita Ana Lago Rodrigues

O UniBrasil Centro Universitário tem vários compromissos firmes: com a qualidade de ensino, com a ética acadêmica e profissional, com a liberdade de pensamento e de expressão; e um desses compromissos manifesta-se de modo mais incisivo durante todos os meses de março, o respeito às questões de gênero e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

É em março, o Mês da Mulher, que o UniBrasil salienta seu reconhecimento às mulheres que, com trabalho, talento, competência, dedicação, têm papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.

O Projeto Mulheres Paranaenses já é tradição, realiza-se há dez anos, sempre nesse sentido de homenagem e reconhecimento; em 2020 será no dia 12 de março, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève.

O tema do evento deste ano é “Mulheres e Cuidados com a Infância”, pertinente para os tempos atuais que têm sido marcados pelas mudanças das concepções acerca da família, da infância e dos cuidados necessários às crianças mais novas, em que novas políticas e programas são adotados, deslocando a mera função socializadora do ambiente doméstico para uma esfera social mais abrangente, e os serviços destinados à infância partem do pressuposto de que as crianças sejam reconhecidas como atores sociais de pleno direito, ainda que dependentes.

Hoje a condição feminina melhorou um pouco: mulheres votam e são votadas, são praticamente maioria em muitos cursos universitários, são empresárias, professoras, magistradas, intelectuais, artistas; embora ainda tenham na média salários inferiores ao de homens na mesma função profissional.

Pela área específica de Educação será homenageada uma professora que é unanimidade nacional no tema: Zita Lago é Doutora em Educação, Mestre em Educação – Ensino Superior, Especialista em Educação e em Ética e Filosofia Política, licenciada em Filosofia. É Orientadora de Trabalhos de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação e docente visitante da Universidade Católica de Santa Fé – UCSF – Santa Fé – Argentina e pesquisadora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT/ Lisboa-Portugal. Além de ter sido Secretária Municipal de Educação no Município de Palmas em duas gestões, é membro de Comissões de Elaboração de Concursos Públicos Municipais e de Propostas Curriculares em Municípios do PR, SC, SP e Sergipe, e também representa o Paraná na Diretoria Nacional da ANFOPE. Fundadora da Comissão Nacional do Fórum Sul de Filosofia e Membro da AELAC – Associação dos Educadores Latino-Americanos e do Caribe, é ainda membro da Association des Amis D’Emmanuel Mounnier – Paris/ França e da ANPAE/SUL.

Zita já prestou consultorias vinculadas às Secretarias de Estado da Educação do Paraná-SEED/PR, de Santa Catarina e de Sergipe, no tocante às questões da Educação Municipal, de Propostas Curriculares, de Avaliação Educacional e Institucional, de Gestão Educacional e Pedagógica, de Projetos de Escolas de Educação em Tempo Integral e do Ensino Fundamental.

Tem cerca de 40 trabalhos publicados em jornais, periódicos e revistas indexadas na área de Educação, em especial sobre Educação em Valores, Ética e Educação, Filosofia da Educação, Educação pela Pesquisa e Educação para a Complexidade. E é autora de vários livros na área educacional e filosófica, com coletâneas de estudos, projetos e pesquisas, e respeitada como profunda conhecedora e entusiasta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de importância inegável para a qualidade da formação docente e da educação como um todo.

 

Texto – Wanda Camargo

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *