Mulheres Paranaenses 2021 – Enfermeira Simone Peruzzo, palestrante

O Projeto Mulheres Paranaenses, realizado há dez anos, acontecerá nesta décima primeira vez na forma online, na noite de 24 de março, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube do UniBrasil.

O tema deste ano será “Pandemia e Resiliência”, homenageando as mulheres representativas de todas, homens também, que heroicamente cumpriram e tem cumprido seu dever para o bem de toda a sociedade.

Mais uma vez se comprova a importância dos municípios e de seus gestores no enfrentamento da crise, a unidade federativa básica é a que está mais perto dos cidadãos e de seus problemas cotidianos, como os que se apresentam agora, e poucas vezes estivemos tão próximos dos dirigentes de nossas cidades, em particular das mulheres que exercem cargos públicos, pois suas ações firmes nos trouxeram alento e coragem para enfrentar o difícil momento.

O UniBrasil reafirma, como em todos os meses de março, seu respeito às questões de gênero e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas, manifestando o reconhecimento às mulheres que, com trabalho, talento, competência, dedicação, têm papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.

Compromisso com o ensino de qualidade, na melhor modalidade possível, firmeza na ética acadêmica e profissional e liberdade de pensamento e de expressão, nestes anos 2020 e 2021 que estão se caracterizando como tempos de “cancelamento”, para usar a má expressão em voga, pela pandemia COVID-19 e consequente necessidade de medidas de segurança, como distanciamento social, quarentena e outras igualmente dolorosas e indispensáveis, gerando mudanças antes impensáveis nas relações de trabalho, estudo, lazer, afetivas e de amizade, faz com que o UniBrasil não cancele atividades de ensino, pesquisa e extensão, ainda que tenha que adapta-las, temporariamente, à realidade atual.

Já quase nos acostumamos com as notícias terríveis de fechamento de estabelecimentos comerciais, alterações de horários e modalidades de encontros profissionais e familiares; tornaram-se comuns grupos de amigos e parentes em que as pessoas não se veem pessoalmente há quase um ano. A tecnologia supriu em parte este vácuo, principalmente com os encontros, aulas e palestras virtuais, as lives; e mesmo o reconhecimento do trabalho incansável de muitas mulheres pelo desenvolvimento do Paraná nas artes, na saúde, na educação e todos os outros setores não poderia deixar de ser feito.

A palestrante do evento será Simone Aparecida Peruzzo. Ela é Enfermeira, especialista e mestre. Servidora pública federal lotada no HC-UFPR. Foi Diretora de Enfermagem e Pro Reitora de Recursos Humanos da UFPR. Presidente do Coren/PR nos últimos 06 anos.

Foi Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- Seção Paraná (ABEn-PR) em duas gestões, Secretária Geral da ABEn Nacional Gestão em duas gestões, Conselheira Titular do segmento Trabalhador, representante da ABEN-PR e do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

Para nossa honra, foi a primeira coordenadora adjunta do curso de Enfermagem na UniBrasil, desde a implantação do Curso até 2009.

O tema de sua palestra é Resiliência: possibilidades e desafios.

Sendo Resiliência a capacidade do indivíduo de lidar positivamente com a adversidade, surge a seguinte questão: o processo resiliente consiste em um manter-se saudável apesar das adversidades, ou a resiliência implica em crescimento e desenvolvimento pessoal através das adversidades?

Pensar na resiliência pelo viés “apesar da adversidade” nos remete à adaptação, ou ainda, retornar ao estado de equilíbrio anterior. Essa capacidade seria fruto tanto de características pessoais dos indivíduos quanto do estabelecimento de vínculos afetivos e de confiança destes com o meio; conseguir extrair algum aprendizado diante dos problemas, desenvolver comportamentos adaptados tem sido os desafios. Já no viés “através da adversidade” a resiliência caracteriza um conjunto de qualidades resultantes do processo, oportunidade de superar os próprios limites, construindo uma identidade fortalecida.

Simone deixou uma grande marca no UniBrasil, como gestora e como professora, voltar a recebe-la como palestrante é um orgulho.

Resiliência é qualidade indispensável aos profissionais de Saúde que lidam diretamente com a dor, o sofrimento e a morte das pessoas, algo infelizmente mais comum nos dias atuais da pandemia. Preservar a própria sanidade, o amor pela vida e pelos outros é o que define os melhores destes profissionais, dentre eles com certeza Simone Peruzzo, que é também Especialista nas áreas de Administração Hospitalar, Enfermagem Médico- Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica e Controle de Infecção Hospitalar e já exerceu o cargo de Coordenadora de Enfermagem Tocoginecologica.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PESQUISA E EXTENSÃO EVENTOS.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *