Mulheres Paranaenses: Amiga do UniBrasil, Inês Carnieletto

No próximo dia 01 de março, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação constroem o estado do Paraná, com a realização de mais um Projeto Mulheres Paranaenses, em que são contempladas mulheres de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e relevantes para o Paraná e o Brasil. A meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas de cultura, lazer e solidariedade.

Temos contado com a contribuição de mulheres essenciais para a formação de uma instituição universitária de qualidade. Muitas delas pertencentes ao corpo docente ou administrativo do UniBrasil, muitas alunas ou ex-alunas, e muitas sem vínculos formais, porém presentes em atividades ou momentos específicos, trazendo seu conhecimento, seu apoio, suas opiniões, a essas chamamos “amigas do UniBrasil”. E, neste março de 2018, prestaremos tributo a uma delas, representando todas, a professora Inês Carnieletto.

Inês é formada em Letras Português/Inglês e Bacharel em Ciências Econômicas. Professora da rede estadual de educação desde 1989, atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Educação do Estado do Paraná.

Inês possui vários cursos de pós-graduação: em Direito Internacional, em Magistério de 1º e 2º graus, em Melhoramento da Qualidade da Educação Básica, este realizado nos Estados Unidos, em Pastoral da Educação e Protagonismo, em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, tendo realizado também o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da própria Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Sempre na Secretaria, Inês já exerceu várias funções: professora de Inglês, assistente do Núcleo Regional de Curitiba-  Setor Boqueirão, coordenadora do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná, coordenador Pedagógico – Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, diretora do Colégio Estadual Costa Viana de São José dos Pinhais, assistente Técnica da Chefia – Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, e agora é Superintendente da Educação.

O objetivo da Superintendência da Educação é estabelecer e organizar o trabalho pedagógico e administrativo do sistema de ensino no Estado, pautado nos seguintes princípios: defesa da educação como direito de todos os cidadãos; valorização dos profissionais da educação; garantia de escola pública de qualidade; atendimento à diversidade cultural; e gestão escolar democrática, participativa e colegiada.

Todas as pesquisas sobre educação escolar de modo geral enfatizam a importância da organização e da gestão das escolas, e poucos atributos são tão necessários na rotina de uma instituição de qualidade. Nos meios políticos e governamentais, quando o assunto é o processo ensino-aprendizagem, uma das questões mais destacadas diz respeito à relevância de sua administração, seja para melhorar o desempenho, seja para coibir desperdícios e utilizar mais racionalmente os recursos disponíveis. A importância do ensino é inegável, e evidentemente deve ser realizado da forma mais racional e eficiente, portanto, é fundamental o modo como a escola é administrada. Essa justificativa, expressa ou tacitamente, supõe a administração como mediação para a realização de fins, e neste sentido toda a carreira e atividades da professora Inês Carnielleto são um exemplo de dedicação e sucesso.   Docente de vários cursos de pós-graduação, nunca deixou o magistério, e nos orgulha que seja Amiga do UniBrasil.

Texto: Wanda Camargo

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

2 Comments

  1. Muito justa a homenagem feita a grandes mulheres, que  trabalham e transformam a sociedade em que vivemos por meio das suas ações e das pessoas com as quais elas compartilham as suas decisões. Parabéns pela conquista!

  2. Parabéns a essa figura tão ilustre a nossa educação paranaense. Como e bom reconhecer esse trabalho principalmente nas mulheres de hoje. A Inês e digna de merecer. Pessoa amiga humana e profissional competente! Essa instituição nos orgulha com essa homenagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *