Mulheres Paranaenses: Escola de Comunicação, Design e Arquitetura homenageia Virgínia Kistmann

No próximo dia 01 de março, às 19 horas no auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação constroem o estado do Paraná, com a realização de mais um Projeto Mulheres Paranaenses, em que são contempladas mulheres de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e relevantes para o Paraná e o Brasil. A meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas de cultura, lazer e solidariedade, e por isso cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento.

E a indicada pela Escola de Comunicação é Virgínia Kistmann.

Virgínia é designer formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, professora dos cursos de mestrado e doutorado em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem larga experiência no ensino do design no Brasil e no exterior. Possui grande experiência profissional na área, tendo sido sócia dos escritórios Arc-Plus Curitiba e Dzain.

A princípio, por orientação da família, trabalhou como professora primária, atuando em escolas públicas municipais por 2 anos no Rio de Janeiro. Interessada pela arte e pela engenharia, cursou a ESDI, onde se formou em 1974. Durante o curso estagiou em uma fundição de extintores de incêndio, uma fábrica de produtos de fibra de vidro e por último em indústria de refrigeração; afirma que essas experiências foram enriquecedoras inclusive pela necessidade de se posicionar em ambientes fabris ainda não habituados à inserção feminina.

Como designer, atuou junto à modulados Vogue da Placas do Paraná, onde desenvolveu móveis de cozinha, para dormitórios e infantis, tendo recebido incentivo do diretor do departamento de design, que valorizou sua formação profissional.

Posteriormente, junto com Otto Glaeser e João Marcos Prosdócimo Moro, fundou a área de design da Arc-Plus, com sede em Curitiba e Zurique, primeira empresa global de design do Paraná. Nessa oportunidade, viajou à Índia para uma pesquisa etnográfica com vistas ao design de manual de uso de aglomerado de madeira. Vivenciou a diversidade étnica daquele país e o papel da mulher na posição de designer, desenvolvendo também nesse período produtos para a empresa de móveis Barzenski, tanto para a nova unidade de São José dos Pinhais, quanto para as linhas de cozinha para a unidade de Bento Gonçalves.

Em paralelo a essas atividades, foi professora do curso de Design da UFPR. Em 1982 foi para o Royal College of Art, em Londres, onde obteve o seu título de mestre, fato relevante até como questão de gênero, já que a turma de design de produto, diferentemente de outras habilitações, contava com a participação de poucas estudantes mulheres, sendo a maioria estrangeiras.

De volta a Curitiba, voltou a assumir a atividade como docente e abriu um novo escritório, em parceria com Julio Bertola e Antonio Razera Neto, o Dzain. Nele desenvolveram elementos de comunicação visual e produtos para o setor do mobiliário e para a indústria de automação bancária. Entre 1992 e 1996 dedicou-se ao design de exposições do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e ao ensino do design na UFPR, e em 1996 iniciou os estudos de doutorado junto à Universidade Federal de Santa Catarina, com a realização de um doutorado sanduiche na Koeln International School of Design. Concluiu o curso em 2001 e voltou à atividade docente. Participou ao longo da carreira como professora visitante em instituições nacionais e estrangeiras. Tem como hobby a dança, que pratica regularmente e faz parte de um grupo, o Citywalker, do qual participam designers e arquitetos e realizam encontros semanais para conhecer lugares em Curitiba.

Acredita que a família foi a base que permitiu a confiança para enfrentar os desafios que se apresentaram e realizar os seus sonhos.

Texto: Wanda Camargo

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *