Mulheres Paranaenses: Escola de Engenharias homenageia Vivian Faria

No próximo dia 01 de março, às 19 horas no auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação constroem o estado do Paraná, com a realização de mais um Projeto Mulheres Paranaenses, em que são contempladas mulheres de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e relevantes para o Paraná e do Brasil. A meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas de cultura, lazer e solidariedade. Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento.

 

E a indicada pela Escola de Engenharias é Vivian Curial Baêta de Faria.

Vivian é Engenheira Civil e graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná, cursou créditos de mestrado na University of Alberta – Canadá e obteve o título de Master of Science in Civil Engineering – Colorado State University – USA

É funcionária de carreira do CREA-PR desde 1983, onde ocupou diversos cargos como gerente e gestora de Departamentos e Setores Técnicos. Atualmente é Assessora da Presidência, e Assessora do Comitê Mulheres do Crea-PR desde sua criação em 2016.

Em suas atividades profissionais já realizou inúmeras palestras em eventos de âmbito estadual e nacional, abrangendo temas diversos tais como: atuação profissional e legislação das áreas da engenharia, agronomia e geociências, licitações e obras públicas.

É autora de “EXSEED – An expert system to evaluate the security of embamkment dams”  – a partir de indicadores medidos e/ou observados em barragens de solo ou enrocamento, um sistema inteligente realizada diversas combinações desses indicadores e faz a avaliação da probabilidade de ruptura das barragens analisadas. É coautora de inúmeras Orientações Técnicas editadas pelo IBRAOP – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas.

Vivian começou a trabalhar bem cedo e entrou no CREA quando seu filho era bebê. Era difícil porque havia muitas reuniões, inclusive de noite, então tinha jornada tripla de trabalho vários dias do mês. Fora os afazeres de casa! Na época, contava bastante com a ajuda do pai de seu filho e de sua mãe. Às vezes batia dúvida se não estava prejudicando a vida familiar, mas hoje, olhando para trás, faria tudo igual: “foi complicado na época, mas o tempo foi passando, hoje o filho é adulto, e o nosso relacionamento é ótimo, somos muito unidos e nos damos muito bem”.

Engenheira, Vivian adora ler e viajar, já viajou muito, morou fora do Brasil, mas quer viajar muito mais. Gosta também de trabalhos manuais, artesanato, jardinagem, bordado, restauro de peças antigas, mas no momento tem pouco tempo para se dedicar a isso.

Às estudantes de hoje ela diz:

“Procurem sempre dar o melhor de vocês, seja no trabalho, com a família ou nos relacionamentos. As pessoas não são iguais, nem as situações que vivenciamos, por isso não existe fórmula mágica nem manual. Se existisse, seria tudo mais fácil e também bem mais monótono… É acertando e errando que vamos aprendendo e melhorando como pessoas. Mas se sempre tentarmos fazer o melhor, a chance de acertar é muito maior!”

Texto: Wanda Camargo

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *