Mulheres Paranaenses – homenageadas do UniBrasil e a proteção animal

No dia 01 de março, as 19h no auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação constroem o estado do Paraná, com a realização de mais um projeto Mulheres Paranaenses em que são contempladas mulheres de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e relevantes para o Paraná e o Brasil. Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento.

A comunidade acadêmica também indica seis mulheres do UniBrasil, dentre professoras, alunas e funcionárias. A meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas de cultura, lazer e solidariedade.

 

Em 2018 o tema escolhido foi também uma declaração de boas-vindas ao Curso de Medicina Veterinária que inicia suas atividades: dedicação e respeito aos animais.

Serão homenageadas no evento:

ADRIANA LAUFER – professora nos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo. Participa de grupos de cicloturismo com passeios de fim de semana em Curitiba e região metropolitana, já tendo inclusive viajado para várias regiões do país. Atenta à saúde física e mental, procura ter uma alimentação saudável com alimentos integrais, e não come carne vermelha há muitos anos. Sempre conviveu com animais em casa e aprendeu a respeitá-los, valorizando a tomada de atitude cada vez que percebe algo errado com eles; atualmente o Dinho, resgatado nos jardins do UniBrasil há 3 anos faz parte da sua vida, e é uma das alegrias da casa.

ANA PAULA SOUZA – aluna de Publicidade e Propaganda. Trabalha em uma construtora nas áreas de marketing, publicidade, pesquisa e atendimento ao público, é também fotógrafa freelancer e estuda para começar um projeto próprio nesta área. Tem 12 bichos, quatro cães e oito gatos, a maioria deles resgatados, todos muito bem tratados e mimados, afirmando que são eles que lhe dão energia para uma vida de muito trabalho, estudo, jogos eletrônicos, academia, baladas. É dedicada aos animais em situação de abandono, e sempre tem com ela um pouco de ração para ajudar algum animal que encontre, ainda que não possa adota-lo.

CÍNTIA MAZUR – é professora do curso de Enfermagem, mas também maquiadora e defensora da causa animal. Define-se como uma pessoa bem ativa, embora no momento esteja “meio parada”, gosta de estar com amigos e familiares e ouvir bom Rock. É voluntária há sete anos da Associação Vida Animal de Colombo, que abriga 400 cães. Participa também de arrecadação de itens a serem vendidos no brechó Amigos Cão e Gato, que promove a castração de animais abandonados. Fará aniversário no UniBrasil neste fevereiro, serão dez anos de dedicação e, em suas palavras, será uma decana.

ELENICE CRISÓSTOMO – funcionária, atende com gentileza e alegria a portaria da instituição; nascida e criada no interior, sempre gostou de animais e credita a isso a formação de sua personalidade forte, extrovertida e comunicativa. Criança, levava para casa todo cachorro que encontrava, e com muita manha conseguia que seus pais o aceitassem. Elenice tinha o sonho de estudar veterinária, o que infelizmente ainda não foi possível, e gostaria de poder criar um abrigo para bichos abandonados, feridos, necessitados de amor. No UniBrasil tem muitos amigos que compartilham a dedicação e afeto que proporciona aos cachorros que aparecem no campus.

GISELE SOARES – professora de Linguística e Língua Portuguesa de vários cursos. Atualmente, dedica-se também às áreas da Literatura. Tem dois filhos, de sete e dez anos, e junto com o marido é chefe de uma tropa de escoteiros de que participam seus filhos; gostam de natureza, escaladas, caminhadas e manutenção da horta. Sempre foi preocupada com o bem-estar dos animais, e esta preocupação cresceu com a aquisição de maior consciência alimentar, entrando em processo de exclusão de alimentos de origem animal. Desenvolveu trabalhos de Equoterapia (tratamento de distúrbios com uso de cavalos) e Cinoterapia (com cães).

MARIA PAULA – professora de várias disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda, idealizadora da Interage Agência Experimental. MP, como é chamada por todos, ama seus alunos e é correspondida. Tem três cachorras e dois gatos; Gaya, a cachorra mais velha é sua parceira há quase doze anos nas atividades do Instituto Cão Amigo, em que animais interagem com pacientes de hospitais, asilos, orfanatos, creches, melhorando a percepção e condições de cura. Flora, a mais nova também começa a ser cão terapeuta. Como consequência deste trabalho, MP envolveu-se muito com a causa animal, promovendo resgates, castrações e encaminhamento de animais para doação.

Texto: Wanda Camargo

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *