Mulheres Paranaenses: Mestre de Cerimônia Silvia Valim

Em 23 de março, às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o UniBrasil Centro Universitário realizará mais uma edição do evento Mulheres Paranaenses, com o apoio da organização Soroptimista, Solar do Rosário, Livrarias Curitiba e Laborclin.

Nos últimos dez anos o UniBrasil tem realizado este evento sempre em março, mês dedicado à mulher. O objetivo é prestar homenagem a mulheres de sucesso e relevância em várias áreas de conhecimento, artes, política, cultura, empresas; tendo também o intuito de manifestar a visão da instituição quanto às questões de gênero.

Cada vez mais fica evidente que mulheres são capazes e talentosas e as homenageadas são exemplo disso. Observatórios nacionais e internacionais mostram hoje a importância da estratégia de estabelecer boas políticas de diversidade e gênero dentro das empresas e organizações de todas as áreas. Alguns relatórios chegam a apontar que estas costumam ser, inclusive, mais rentáveis, e que isso ocorre porque difundir as ideias de diversidade e equidade de gênero permite desenvolver e transformar a cultura organizacional, estimular o bom ambiente laboral, a criatividade e indiretamente a inovação.

Campanhas pela igualdade mostram o preconceito, para que este não venha a se transformar em discriminação – perigosa causadora de violências e desrespeito aos Direitos Humanos.

O desrespeito ao Outro normalmente está calcado em estereótipos, a maior parte provocada por desconhecimento da realidade e até algumas tradições comunitárias, pois esclarecimentos e orientações podem evitar o distanciamento daqueles que não são exatamente iguais a nós e minorar o medo do diferente; é para isso que escolas existem, para construir um futuro melhor para todos e todas. Saudamos a todas as mulheres que constroem a estrada para este futuro, sabedores de que nem todas têm acesso à educação e às condições essenciais para o sucesso profissional e pessoal; e embora isso também ocorra com homens, é com mulheres que ainda se intensifica.

Este ano celebramos em particular a Arte, pois em momentos extremos, quando tudo remete à exiguidade do tempo de viver, horas de guerras, pandemias, desastres naturais; quando nos vemos frágeis frente à realidade avassaladora, é a hora da arte, de realizar o que talvez seja o que de mais nobre nossa cultura e civilização produziram.

A dimensão das mulheres que iluminaram nosso país e nosso estado com sua arte e talento é imensa, e uma área onde certamente o talento, a dedicação e a eficiência conta muito é a das exatas e tecnológicas. A inscrição de mulheres nesta história, além de questão de justiça, pois muitas já contribuíram significativamente, é simbólica ao criar modelos a serem seguidos por meninas e jovens para o trabalho neste setor.

Para apresentar o evento, teremos a presença de Silvia Valim, mestre de cerimônia, reconhecida como uma das melhores do Estado do Paraná, que dará contribuição essencial à realização da atividade.

Silvia Valim é jornalista, mestre em comunicação e formações socioculturais. É docente universitária, possui experiência em coberturas internacionais, atua como assessora de imprensa, apresentadora para tv e eventos e possui dois livros publicados sobre comunicação audiovisual: Produção de texto em TV e Do áudio ao Visual.

É diretora executiva do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e coordenadora da pós em Comunicação Audiovisual e Novas Mídias no UniBrasil.

Escreve para o Jornal Plural sobre comunicação empática na coluna #SoltaATuaVoz e ministra palestras sobre o mesmo tema.

Silvia conduzirá um evento em que homenagearemos mulheres no mundo do trabalho: da comunidade externa, empresas, organizações da sociedade civil, escolas que dignificam a atuação das mulheres em nossa sociedade, e também representantes da comunidade interna do UniBrasil, que tornam o dia-a-dia melhor, com seu carinho e dedicação.

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *