Mulheres Paranaenses: mulheres da comunidade interna

Em 23 de março, às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o UniBrasil Centro Universitário realizará mais uma edição do evento Mulheres Paranaenses, com o apoio da organização Soroptimista, Solar do Rosário, Livrarias Curitiba e Laborclin.  

Nos últimos dez anos o UniBrasil tem realizado este evento sempre em março, mês dedicado à mulher. O objetivo é prestar homenagem a mulheres de sucesso e relevância em várias áreas de conhecimento, artes, política, cultura, empresas. E tem também o intuito de manifestar a visão da instituição quanto às questões de gênero.  

Cada vez mais fica evidente que mulheres são capazes, talentosas, poderosas, e as homenageadas são exemplo disso. Observatórios nacionais e internacionais mostram hoje a importância da estratégia de estabelecer boas políticas de diversidade e gênero dentro das empresas e organizações de todas as áreas. 

Alguns relatórios chegam a apontar que estas costumam ser, inclusive, mais rentáveis, e que isso ocorre porque difundir as ideias de diversidade e equidade de gênero permite desenvolver e transformar a cultura organizacional, estimula o bom ambiente laboral, a criatividade e indiretamente a inovação. 

Campanhas pela igualdade demonstram o preconceito, para que este não venha a se transformar em discriminação – perigosa, causadora de violências e desrespeito aos Direitos Humanos. 

O desrespeito ao Outro normalmente está calcado em estereótipos, a maior parte provocada por desconhecimento da realidade e até algumas tradições comunitárias, pois esclarecimentos e orientações podem evitar o distanciamento daqueles que não são exatamente iguais a nós, e o medo do diferente; é para isso que escolas existem, para construir um futuro melhor para todos e todas. Saudamos a todas as mulheres que constroem a estrada para este futuro, sabedores de que nem todas têm acesso à educação e às condições essenciais para o sucesso profissional e pessoal; e embora isso também ocorra com homens, é com mulheres que ainda se intensifica. 

Este ano celebramos em particular a Arte, pois em momentos extremos, quando tudo remete à exiguidade do tempo de viver, horas de guerras, pandemias, desastres naturais; quando nos vemos frágeis frente à realidade avassaladora, é a hora da arte, de realizar o que talvez seja o que de mais nobre nossa cultura e civilização produziram.  

Fazer listas sempre é difícil, pois felizmente são muitas a iluminar nosso país e nosso estado com sua arte e talento, e assim o UniBrasil não poderia esquecer aquelas que no dia-a-dia transformam a instituição num local melhor para trabalhar e viver. 

 

Homenageadas pertencentes ao quadro do UniBrasil, representando todas aquelas que, com seu empenho constroem o UniBrasil no dia-a-dia: 

 

 

PROFESSORAS 

 

Danieli Ribas tem formação em Fisioterapia de PUCPR, é especialista em Traumato-Ortopedia Desportiva, Mestre em Tecnologia em Saúde, Doutora em Medicina Interna, com Pós doutorado em andamento em Medicina Interna.  

Danieli é professora e coordenadora do Curso de Fisioterapia do UniBrasil, mas além deste trabalho, tem um consultório onde exerce sua profissão de fisioterapeuta, trabalhando com RPG. Sua graduação e o mestrado foram pela PUCPR com doutorado e pós doutorado na UPFR. No pós doutorado trabalha com genética da Asma, onde pesquisa a relação de mutações específicas com a gravidade da doença. 

Danieli é considerada entre seus pares como a profissional preparada para atuar sob os princípios da universalidade, da integralidade e da equidade, sendo competente para passar aos estudantes as diretrizes para a atuação nos serviços de saúde e a participação comunitária pela compreensão da saúde e sua dimensão. Coordenadora atenta e atenciosa, apreciada pelos estudantes e acessível aos professores. 

Professora capacitada para a reflexão e o diálogo, estimula que os estudantes reflitam conjuntamente sobre as finalidades de sua prática, em coerência com a proposta pedagógica do curso, em especial no que tange à atenção básica.  

 

 

MARCIA COELHO 

 

Márcia Coelho, diretora acadêmica do ensino presencial do UniBrasil, é bacharel em Engenharia Agronômica pela UDESC, licenciada em Ciências Naturais pela Uniplac, em Lages, Mestre pela Universidade Federal do Paraná e também tem formação técnica em Nutrição e Dietética. 

Márcia foi a única mulher engenheira agrônoma a fazer parte do departamento técnico na Frimesa, onde coordenou e participou de vários eventos de empoderamento de mulheres agricultoras. Em destaque, esteve à frente do projeto “Mulheres do Leite”, que chegou a reunir mais de 1000 mulheres agricultoras ligadas à pecuária leiteira, tornando-se o maior evento do gênero no Brasil. 

No Grupo UB há 18 anos, foi coordenadora do curso de Agronomia no Uniguaçu, coordenadora acadêmica na Campo Real e atualmente ocupa o cargo de diretora acadêmica do ensino presencial no UniBrasil.  

Como gestora educacional, gerenciou muitos projetos que reforçam a missão social, humana e sustentável do UniBrasil e a inserção da Agenda 30, na disciplina “Projetos Integradores” na grade curricular dos cursos.  O projeto foi direcionado dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e incentiva o aluno a ter um olhar de cuidado e transformação social para a comunidade ao entorno.   

Professora Márcia também é uma grande comunicadora. Entre seus hobbies, está o gosto pela cozinha, o que a fez comandar um programa para TV de entrevistas e receitas, o Sabor e Conversa.  Além disso, ela gosta de trabalhos manuais e é uma leitora assídua. 

 

FUNCIONÁRIA 

 

Elisiane Domainski, jornalista e poeta, atualmente lidera a equipe de marketing do UniBrasil. Sua trajetória no grupo UB iniciou há 8 anos, ainda em União da Vitória, sua cidade natal, quando integrou a equipe de comunicação da Uniguaçu – Centro Universitário do Vale do Iguaçu. Com alma sensível de poeta e com o sonho de contar a história das pessoas, Elis, como é conhecida, é filha de professora e acredita na educação como ferramenta de transformação social. Seu propósito tem guiado sua trajetória profissional, dando ao seu trabalho o intuito  de dar voz e visibilidade à projetos, ações e pessoas com campanhas de endomarketing  e jornalismo.  

No UniBrasil há mais de três anos, Elis, imprime na marca, o valor das pessoas e o pertencimento dos alunos, professores e colaboradores com produções que demonstram a grandiosidade da instituição Curitiba. 

 

 

ALUNA:  

 

Bruna Bueno acaba de se graduar em Enfermagem, é esposa, mãe, empreendedora. Tem um filho de sete anos e espera outro. Gosta da Enfermagem do Trabalho, Gestão Estratégica e Gestão Comercial. Já foi coordenadora de enfermagem em clinicas e laboratórios, analista de saúde, atuando em seguradoras e operadoras de saúde com credenciamento médico, negociação de convênios e procedimentos, diretora comercial da cooperativa de enfermagem executando atividades de prospecção, negociação e avaliação da entrega da mão de obra de enfermagem, desenvolve atividades de consultorias na área da saúde (clinicas, ambulatórios e hospitais). Ser mulher empreendedora está no seu DNA, e busca constantemente se realizar pessoalmente e profissionalmente. Para Bruna a mulher pode tudo que idealizar, tem capacidade imensurável de se adaptar as mudanças e aprender novas rotinas.  

 

Texto – Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *