Mulheres Paranaenses – Neuza Madalosso é Mulher Paranaense 2019

Em 21 de março de 2019, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève, como já se tornou uma tradição no Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário homenageará mulheres que, com seu trabalho, empenho e dedicação auxiliam na construção do estado do Paraná, com a realização de mais um Projeto Mulheres Paranaenses.

Nesta data, em que serão contempladas trabalhadoras de destaque em variadas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e importantes para o Paraná e o Brasil, a meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas laborais, de cultura, lazer e solidariedade. Cada Escola faz uma indicação de homenageada externa à instituição dentro de sua área de conhecimento, pessoas de relevância em nossa comunidade, como forma de posicionar o UniBrasil quanto à questão de gênero e demonstrar atenção ao trabalho feminino em nossa sociedade.

E cabe à Presidência do UniBrasil a escolha da Mulher Paranaense do ano, título que resume um preito à importância de todas as mulheres de nosso estado. Neste ano a indicada é Neuza Madalosso, que teve participação significativa na sedimentação e constante renovação dos restaurantes de sua família, dentre os quais um dos maiores do mundo.

Segundo sua filha, a escritora e publicitária Giovanna: “ela cozinha muito bem mas come pouco, ao que talvez se deva sua reconhecida elegância; é vaidosa, às vezes cozinha de salto agulha; é generosa ao extremo, de suas viagens sempre traz presentes para todos, não esquecendo de ninguém. Não participa oficialmente de ações sociais mas cuida de todos como se fossem da família; diz que não gosta de animais, mas sempre tem cachorros, os atuais são um poodle e um rottweiler”.

Atualmente, com os restaurantes bem estruturados, Neuza pode se dedicar ao aprimoramento da conversação em inglês, cuidar da saúde em academia e assistir documentários, um de seus hobbies.

Atenta às mudanças do mercado de trabalho, acredita em seu ramo de atividade e em seu potencial, tanto que a empresa pensa em incrementar o delivery, atendendo à demanda crescente devida a vários motivos, dentre os quais o trânsito intenso e problemas de segurança.

Aos jovens interessados em ingressar na área de alimentação lembra que esta não é fácil, depende-se muito de terceiros geralmente não especializados: “trabalhar com perecíveis é complicado; os horários são sacrificados sem finais de semana ou feriados livres; a clientela tem que ser fidelizada constantemente”, mas “se você sentir paixão e tiver ‘estrela’ para esta atividade vá em frente; é prazeroso fazer o que amamos”.

É interessante a história de sua família, o restaurante familiar de tradição italiana desde 1963 se orgulha de seu estilo de servir, mantendo até hoje suas origens.

E é a partir da década de 70 que as mulheres foram conquistando um espaço maior no mercado de trabalho que aposta cada vez mais em valores femininos, como a capacidade de trabalho em equipe contra o antigo individualismo, a cooperação no lugar da competição.

Hoje mulheres ocupam postos nos mais altos tribunais, em ministérios, na direção de grandes empresas, em todas as organizações de tecnologia de ponta, aéreas, perfurando poços de petróleo; na verdade não há uma única atividade, mesmo as anteriormente denominadas masculinas que não conte com a participação decisiva das mulheres.

Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Este fenômeno mundial tem ocorrido tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e o Brasil não é exceção.

Certamente Neuza Madalosso é uma destas pioneiras, que orgulham o Estado do Paraná e faz sua riqueza. A homenagem proposta pelo UniBrasil Centro Universitário é mais que merecida.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *