Novos dirigentes dos Grêmios Estudantis da rede estadual têm encontro no UniBrasil

No próximo dia 3 de agosto o UniBrasil Centro Universitário receberá, a pedido do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, da Secretaria da Educação do Paraná, os estudantes secundaristas da Rede Estadual que estão assumindo a direção dos Grêmios Estudantis de diversos Colégios Estaduais. A professora Wanda Camargo proferirá palestra para os novos dirigentes abordando o tema Grêmios Estudantis, sua história e constituição.

A iniciativa do Núcleo Regional Norte é focada na formação de novas lideranças positivas entre os estudantes, reforçando neles a consciência de seu papel na vida pública a partir das atividades nos Grêmios.

Grêmios Estudantis são organizações sem fins lucrativos que representam o interesse dos estudantes secundários e têm finalidades cívicas, culturais, educacionais, desportivas e sociais; e constituem-se no órgão máximo de representação dos estudantes da escola e compõem uma das mais duradouras tradições escolares. No Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário cumpriram sempre importante papel no desenvolvimento de suas macrorregiões.

O movimento estudantil organizado surgiu em 1948 com a criação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Muito ativo, teve percurso obscurecido durante a Ditadura Militar, voltando à cena no início da década de 1980, no lastro da reorganização dos movimentos sociais. Foi fortalecido pela Constituição de 1988 e confirmado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

Seu Estatuto é um documento que estabelece as normas sob as quais o Grêmio vai funcionar, como serão as eleições, a composição da Diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. Deve ser elaborado de forma que subsista mesmo depois que a chapa eleita já tiver concluído sua gestão; as futuras diretorias precisarão seguir certas regras para a continuidade do Grêmio.

Dentre as funções do Grêmio destacam-se a representação do corpo discente junto à direção e coordenação pedagógica; a organização de debates, apresentações teatrais, festivais de música e torneios esportivos. Cabendo-lhe, ainda, a orientação de seminários e discussões em torno dos grandes temas que afetam o sistema educativo.

O UniBrasil tem sido parceiro das iniciativas do Núcleo por entender o compromisso do ensino superior com a formação completa do futuro cidadão, que passa pelas disciplinas tradicionais que propiciam a formação para o trabalho, mas também pelas atividades culturais e políticas que estimulam a cidadania.

Segundo o professor do curso de Pedagogia do UniBrasil, e também coordenador do Núcleo Regional Norte, Benjamin Perez Maia, “a formação e o investimento educacional precisam acontecer no presente, para podermos garantir o futuro da criança, do adolescente e do jovem em nosso país e no mundo”.

Texto: Wanda Camargo.

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *