“O conhecimento não tem fronteiras” Professor do UniBrasil viaja à Índia para expandir rede de pesquisa em direito constitucional

O Professor Marcos Augusto Maliska explora três regiões da Índia para a expansão da rede em Direito Constitucional 

Na segunda quinzena de fevereiro, o professor Marcos Augusto Maliska, coordenador da Rede de Pesquisa Acadêmica América Latina/Europa do Leste de Direito Constitucional, esteve em uma importante viagem acadêmica à Índia, acompanhado pelo professor polonês Krystian Complak. O objetivo da visita foi expandir a rede de pesquisa, que já possui 19 anos de existência, para incluir professores e pesquisadores indianos, visando transformar a rede em uma plataforma global de direito constitucional, com ênfase na América Latina, Europa do Leste e o Sul Global. 

“Essa visita à Índia foi fascinante para fortalecer a cooperação acadêmica com os professores e universidades indianos. A ideia foi integrar os professores indianos e suas instituições à nossa rede de pesquisa, que já opera há muitos anos na América Latina e Europa do Leste. Agora, com a Índia, queremos ampliar essa cooperação e criar uma rede de pesquisa global sobre direito constitucional”, explicou o Prof. Maliska. 

Atividades Acadêmicas: Mumbai, Chennai e Pondicherry 

Durante a estadia em Mumbai, os Professores Maliska e Complak realizaram palestras e reuniões com alunos e professores de várias Universidades, entre elas a Escola de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos, e a Faculdade de Direito da Universidade de Mumbai. Também participaram de eventos organizados em outras instituições da cidade.  

Para o Professor Maliska, em Mumbai, um dos momentos mais marcantes foi o evento realizado no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Mumbai, onde os professores discutiram as perspectivas geopolíticas do Brasil e da Índia. “Foi uma oportunidade para trocar experiências sobre as posições geopolíticas de ambos os países e discutir a nova dinâmica econômica mundial”, disse Maliska. 

Além disso, no encontro com os professores da Faculdade de Direito da Universidade de Mumbai, os professores Maliska e Complak tiveram a chance de discutir as pesquisas em andamento nos dois países, identificando as convergências e perspectivas futuras para a colaboração acadêmica. “Esses encontros são fundamentais para mantermos um diálogo constante e continuarmos produzindo conhecimento em conjunto”, afirmou Maliska, destacando a importância de manter a conexão acadêmica a longo prazo. 

Em Chennai, os professores proferiam palestras em duas universidades renomadas: a The Tamil Nadu Dr. Ambedkar Law University e o Departamento de Estudos Jurídicos da Universidade de Madras. Em ambas as Universidades, foi bastante enriquecedora a discussão sobre a construção da unidade nacional indiana e o papel da democracia e do sistema federativo nesse processo. Para os indianos, a democracia e o sistema federativo são o que sustentam a unidade nacional. O relato sobre o sistema federativo brasileiro e o modelo de Estado unitário polonês foi bastante instrutivo também para os alunos e professores indianos. 

Na Universidade Central de Pondicherry os professores participaram de dois eventos significativos. O primeiro foi o “International Workshop on Law and Social Work: Ensuring Social Rights Towards Achieving Social Justice”, promovido pelo Departamento de Serviço Social, que discutiu os desafios da justiça social na Índia. O segundo evento ocorreu na Faculdade de Direito e tratou de temas relacionados aos direitos humanos e dignidade humana, com foco no direito constitucional. 

Além disso, em um momento especial na Reitoria da Universidade Central de Pondicherry, foi formalizada a assinatura do Termo de Cooperação Acadêmica entre a Universidade Indiana e o Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. O convênio visa fortalecer a colaboração acadêmica entre as duas instituições, promovendo diversas atividades conjuntas. 

“A assinatura desse convênio é um marco importante para estreitar a colaboração acadêmica com a Índia. O UniBrasil, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Direito, tem agora um campo vasto de pesquisa e atividades acadêmicas com a Índia, o que é um grande diferencial para nossos alunos”, afirmou Prof. Maliska. 

O Professor Maliska ressaltou a importância de incentivar os alunos a explorarem novas fronteiras acadêmicas. e que, mesmo para alunos que não têm a intenção de seguir a carreira acadêmica, a experiência internacional é enriquecedora. “O conhecimento não tem fronteiras, conhecer diferentes sistemas jurídicos e realidades culturais amplia consideravelmente a capacidade de análise do aluno, tornando-o mais preparado para atuar no cenário jurídico global”, disse o professor. 

UniBrasil proporciona aos seus alunos uma experiência acadêmica única, oferecendo um ambiente dinâmico onde não apenas têm acesso à informação, mas também são incentivados a processá-la e transformá-la em conhecimento.

Postado em DIREITO, DOUTORADO, GRADUAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, Sem categoria.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário