O que o mercado quer? Descubra como se destacar na sua carreira

O mercado brasileiro está cada vez mais competitivo. Seja pela crise atual que estamos enfrentando, seja pelos líderes exigentes que estão assumindo posições decisivas nas empresas, ser um profissional que se destaca dentre os demais nunca foi tão necessário.

Mas afinal, o que o mercado espera de um bom profissional?

Que as empresas buscam um profissional proativo, todo mundo já sabe.

Confira como você pode adicionar essas características à sua vida profissional!

Saiba se vender

Vamos começar pelo básico: a entrevista.

Se você não sabe “se vender”, ou seja, fazer alguém acreditar em seu potencial, como você conseguirá vender o produto, serviço ou até a imagem da empresa que está querendo contratar você?

Saber demonstrar suas qualidades e ter noção de suas debilidades são atributos imprescindíveis para uma entrevista de emprego. Não é para inventar currículos, nem fazer promessas mirabolantes. Você precisa se conhecer e saber o que você tem para oferecer.

Os empresários precisam contratar profissionais que vão fazer a diferença. Você precisa se conhecer o suficiente para saber quais resultados poderá gerar! Mostre a eles do que você é capaz!

 Inglês é o básico. Você precisa saber.

Há tempos que o Inglês se tornou um pré-requisito para ocupar posições de liderança.

Entendemos que a fluência pode ser um tanto difícil de ser conquistada, mas foque em aprender ao menos o básico da língua, compreendendo expressões e textos simples.

A maioria das grandes inovações técnicas e científicas são produzidas e registradas em Inglês. Seja a pessoa que vai trazer essas inovações para a empresa e não quem irá aprender depois em uma capacitação já desatualizada.

Um bom portfólio

Mais do que dizer o que você é capaz, é importante demonstrar os seus sucessos.

Tenha sempre um portfólio atualizado com seus melhores trabalhos, resultados e conquistas. Seja breve e honesto. Se o projeto descrito não foi 100% de desenvolvimento seu, dê os créditos necessários.

Gestores estão em busca de pessoas que geram resultados. Comprovar sua competência em seu portfólio é uma ótima forma de conquistar a atenção de seus futuros líderes.

Profissional com bons relacionamentos

Networking é tudo. Você não precisa saber resolver todos os problemas, nem saber de tudo o que acontece no mundo: o importante é saber onde e com quem estão as respostas para o problema.

O mercado quer facilidade, rapidez, fluxo. Se você é a pessoa que tem as conexões ideais para fazer isso, então está contratado!

E como fazer networking? Fácil. Primeiro: nunca feche uma porta, pois você não sabe quais outras ela pode abrir. Segundo: converse com todo mundo – desde o dono da empresa até o estagiário. Terceiro: não seja desleal.

Networking não é sobre usar as conexões para beneficiar somente a si mesmo, mas interligar pessoas para que todos saiam ganhando.

Soft skills consolidadas

Você até pode não ter ouvido falar ainda em soft skills, mas certamente já ouviu a expressão inteligência emocional.

As soft skills são uma evolução, se podemos dizer assim, da inteligência emocional tão buscada nas entrevistas. Elas são as habilidades relacionadas ao perfil do profissional, que são mais subjetivas.

Para o mercado atual, de nada adianta um currículo incrível se você não consegue proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso. Por isso, as soft skills estão sendo cada vez mais requisitadas entre os recrutadores.

Comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia e liderança são alguns exemplos dessas habilidades que você precisa desenvolver. Não pense que é besteira, não. É a evolução do mercado para uma convivência mais humana.

 Alguém que levanta os outros

O mercado não está mais precisando de alguém que saiba mandar, mas sim de alguém que saiba liderar. Aquele que dá o exemplo, que ergue sua equipe, que realmente pratica os dizeres motivacionais e que traga energia para seus liderados.

Se o seu sonho era ser chefe, repense. Ser líder dá muito mais trabalho, mas também garante muito mais reconhecimento.

 Visão sistemática desenvolvida

Perceba o problema antes mesmo de ele surgir.

Ao visualizar a empresa como um todo, além do seu setor e de suas obrigações, você consegue avaliar as consequências de um possível problema antes mesmo de ele acontecer.

Evitar resultados negativos é tão importante quanto buscar as metas de superação para o mercado atual. Desenvolva seu sentimento de dono e passe a cuidar dos negócios de sua empresa com um carinho e atenção especial.

 Currículo atualizado

Nenhuma dessas dicas serve se você está vivendo no passado. Estar em constante atualização é a principal característica buscada pelo mercado de trabalho.

E para você obter essa atualização, o UniBrasil oferece os melhores cursos de pós-graduação.

Seja qual for o seu desejo (especialização, MBA ou Mestrado), o UniBrasil tem a atualização que vai fazer a diferença em seu currículo.

Professores pesquisadores e atuantes no mercado de trabalho trazem para dentro de sala de aula o que é mais relevante e condizente com as necessidades de cada área de atuação.

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