ONG de Curitiba lança jogo para celulares para conscientizar eleitores sobre disseminação de fake news

O Instituto Mais Cidadania, de Curitiba, lançou no dia 21 de outubro, o jogo “Fake ou News – Eleições” na loja de aplicativos Google Play. O game, disponível para download gratuito, tem como objetivo conscientizar o público da importância de não repassar notícias falsas durante o período eleitoral. O projeto tem como parceiro o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e chega às demais lojas de aplicativos do país nos próximos dias.

“Fake ou News – Eleições” consiste num jogo de perguntas e respostas em que os usuários são confrontados com uma informação sobre eleições. Diante o que está escrito, eles precisam decidir se compartilham a mensagem ou se a apagam. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com seu desempenho.

Representantes do Instituto Mais Cidadania na assinatura com o Desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE.

O presidente do Instituto + Cidadania, o advogado e professor universitário Roosevelt Arraes, explica que a ideia do jogo é estimular a reflexão do público. “Precisamos ter em mente que impedir que as fake news sejam difundidas é uma obrigação de todos”, explica.

O projeto tem um interface simples, que auxilia que o jogador possa navegar pelas respostas e descobrir aquilo que é possível ou não fazer durante o período eleitoral. “Temos também alguns desafios que são baseados em curiosidades e desinformações que circulam em época de eleição”, explica o jornalista Rodolfo Stancki, um dos idealizadores da proposta.

A equipe de desenvolvimento do jogo é formada por advogados, jornalistas e programadores, que trabalham no projeto desde o início do ano. “Fake ou News – Eleições” é um desdobramento da iniciativa “Fake ou News”, que visa desenvolver produtos com base na gameficação para ensinar o público sobre os cuidados no compartilhamento de informações em redes sociais.

 Sobre o Instituto Mais Cidadania

O Instituto Mais Cidadania foi criado em setembro de 2017, a partir de um grupo de pesquisa universitário sobre Direito e Política. Sua missão é elevar o grau de envolvimento cívico e a qualidade do debate sobre temas de interesse público através da educação, usando ferramentas tradicionais e lúdicas, analógicas e digitais, visando a formação de cidadãos conscientes e críticos.

Entre os projetos da organização estão os jogos educativos “Jogo da Eleição” e “Jogo das Escolhas”, aplicado em escolas; o “Amicus Curiae”, em que os membros da entidade participam como amigos da Corte (STF e outros Tribunais) com contribuições em casos jurídicos de repercussão nacional; a produção de artigos científicos sobre o campo do direito e áreas afins; e a análise de projetos das Comissão de Constituição e Justiça para contribuir com as decisões tomadas pelos poderes legislativos.

 

SERVIÇO
– Jogo “Fake ou News: Eleições”
Baixe agora na Google Play – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maiscidadania.fakeounews

– Texto e imagens: Instituto Mais Cidadania

 

Postado em ESPECIALIZAÇÃO, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PRODUÇÃO CÍENTIFICA, UniBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *