Palavra da Reitora

Querido aluno,

É um momento de fragilidade humana, especialmente emocional. A pandemia do coronavírus já afetou a economia, o turismo, o empreendedorismo, a cultura e o esporte. Todos estão vulneráveis e se debilitando, assim como, já estão limitadas a nossa possibilidade de movimento e espaço.

Há cerca de 20 dias, quando inicialmente suspendemos os eventos internos e externos a fim de evitar aglomerações, rapidamente tomamos todas as precauções com higiene na instituição, como a reposição contínua do álcool em gel nos departamentos e ambientes comuns que dão acesso às salas de aula. Atitudes adotadas para proteger o bem mais precioso dos nossos alunos, professores e colaboradores: a VIDA.

Mas, em seguida, com as orientações dos órgãos de saúde, definimos também a suspensão das aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão, pelo período de 16 a 29 de março. Os estágios obrigatórios e os atendimentos do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínica Integrada de Saúde, Farmácia Escola e Projetos de Extensão também foram suspensos pelo mesmo período.

E a fim de minimizar o impacto no calendário acadêmico e no conteúdo programático, as aulas passaram a ser realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para toda a comunidade acadêmica. Uma oportunidade para que professores e alunos interagissem online, dando sequência aos conteúdos teóricos das graduações.

O trabalho que está sendo realizado no AVA nos auxilia de maneira significativa, evitando que sejam postergadas as Colações de Grau, as atividades dos cursos e que, ao término dessa crise, possamos seguir não de onde paramos há 30 dias, mas a partir de tudo o que construímos nesse período.

Graças à tecnologia, o nosso distanciamento físico não se tornou um obstáculo na continuidade dos trabalhos e atendimentos, pois ela permitiu que, mesmo de longe, nos aproximássemos e mantivéssemos nossas atividades o mais próximo da realidade possível. Estamos ao lado dos nossos alunos e disponíveis para atendê-los, diariamente.

Agradeço também todos os nossos professores pela dedicação e cuidado com que tem feito o seu papel de levar o conhecimento à comunidade acadêmica, deixando muito mais leve essa missão.

Aos nossos colaboradores, que compreenderam a importância do trabalho remoto e tem executado os atendimentos com zelo e paciência, sanando dúvidas e resolvendo questões que não podem simplesmente esperar o caos passar.

Enfim, o coronavírus nos fez parar para pensar em muitos sentidos. Foi preciso se reinventar e desapegar de certos pré-conceitos numa velocidade contrária a uma sociedade que estava dia a dia desacelerando, pois nossa responsabilidade sempre foi continuar ofertando o acesso ao conhecimento por meio de iniciativas que permitissem a segurança de todos.

Tem sido dias difíceis, confesso. Mas, em contrapartida, tenho visto uma onda de solidariedade que me faz lembrar que somos seres incríveis, capazes de “ver o outro” e de se comover com isso, e que tão logo tudo isso termine, estaremos todos juntos e não seremos mais os mesmos. Estaremos muito mais fortes e preparados para enfrentar a vida real.

Quero lembrar que a conscientização sobre os cuidados deve ser mantida, seguindo as recomendações de prevenção orientadas pelos órgãos de saúde. Cuide-se! Continuaremos diariamente atentos às alterações que possam ocorrer.

 

Desejo saúde, paz e lucidez à você e sua família.

 

Até breve!

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *