Palestra do professor Berberi discute ‘Privacidade no ambiente virtual’ na semana acadêmica dos docentes

Na retomada das atividades pedagógicas, docentes aprendem sobre o conceito de ‘privacidade’ no âmbito jurídico

Palestrante Marco Antonio Lima Berberi discorre sobre ‘Privacidade no ambiente virtual’, no Auditório Cordeiro Clève do UniBrasil.

 

“Nenhum homem é uma ilha”. Esta é uma frase que foi cunhada pelo poeta inglês John Donne durante o século XVI e, mesmo com o passar do tempo, se faz mais presente do que nunca, quando se trata das relações humanas. Com o avanço da tecnologia, barreiras foram quebradas, fronteiras desapareceram e processos foram otimizados, transformando o modo de viver, as interações interpessoais e as profissões mais fáceis.

A Era Digital tem inúmeras (des)vantagens. Por esta característica, o universo virtual pode gerar em alguns usuários o sentimento de euforia, deixando as próprias pegadas digitais por onde passa; em outros, receio em estar sendo constantemente observado, com o medo de ter seus dados armazenados. 

O palestrante Dr. Marco Antônio Lima Berberi, professor de graduação e pós-graduação do curso de Direito do UniBrasil, alerta que “a tecnologia não pode colocar medo” nas pessoas. Ele esclarece que o problema reside no “mau uso da ferramenta ou no uso equivocado” dela. Com o tema ‘Privacidade no ambiente virtual’, Berberi inicia o debate com os docentes com um breve artigo do colunista Ruy Castro. Para o palestrante, o artigo, intitulado de “Assombrado sorvete”, caiu como uma luva para a conversa da noite. Isso porque, se encaixa perfeitamente na apresentação que preparou aos ouvintes. Após a leitura, o professor levanta o questionamento: “o computador leu o meu pensamento?”. 

É simples a resposta: “Não. Na verdade, é um sistema de dar e receber”, segundo explica o professor Berberi. Ou seja, a partir da navegação do usuário, o algoritmo vai traçando o perfil da pessoa no mundo virtual, entregando informações personalizadas, que serão apenas do interesse dele. 

Por isso, dá uma falsa sensação aos usuários que, tudo o que aparece nas redes sociais, é compatível com as crenças pessoais dos indivíduos. Isso leva a manifestação de pensamentos nas plataformas digitais que podem ferir a liberdade do outro. Em situações como estas, o professor Marco Antonio Lima Berberi enfatiza que há que se “derrubar a falsa ideia de que liberdade de expressão é algo absoluto. Toda liberdade tem, em sua medida, responsabilidades, seja no mundo físico, seja no mundo virtual”. 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em COMUNIDADE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *