Peter Pál Pelbart fala sobre Cartografias da Atualidade em Aula Magna no UniBrasil

O filosofo e professor Peter Pál Pelbart, considerado um dos estudiosos mais conceituados da área, realizou na noite de quinta-feira (30/08), uma Aula Magna com o tema “Cartografias da Atualidade” no UniBrasil Centro Universitário.

O evento que aconteceu às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, nas dependências do campus, faz parte da Jornada Acadêmica do curso de Psicologia, e foi aberto à comunidade. A Aula Magna conta com a parceria da Associação Psicanalítica de Curitiba (APC) e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

“A proposta foi fazer um pequeno mapeamento sobre questões candentes de hoje que tem a ver com um certo contexto de uma sociedade de controle, que ao mesmo tempo monitora nossas condutas. O esforço foi pensar sobre essa nova geografia do poder e a relação disso com a nossa subjetividade”, relatou Pelbart.

As representantes da Associação Psicanalítica de Curitiba, Andrea Rossi e Dayse Stoklos Malucelli, também estiveram presentes no evento. “A aula magna foi muito marcante, a forma de conceito que ele traz, a sua articulação com a psicanálise, por isso o interesse em trazê-lo e escutá-lo”, disse Andrea, destacando que uma das questões que motivou o apoio da associação foi o fato de ser um evento gratuito, o que dá acesso aos alunos e a comunidade de forma geral.

Dayse também parabenizou todos os organizadores do evento em comentou sobre a Aula Magna. “Eu achei tão organizado, tão bom, eu gosto muito do Peter, especialmente porque ele foi o meu professor e estava na banca da minha dissertação de mestrado, então eu o conheço já há alguns anos sou uma grande admiradora do seu trabalho, foi uma alegria ter vindo”, relatou.

Húngaro radicado em São Paulo (SP), Peter Pál Pelbart é formado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Sorbonne), com doutorado sobre o tempo na obra do filósofo francês, Gilles Deleuze. É professor no departamento de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-PR) e autor de diversas obras sobre temas contemporâneos relacionadas ao tempo, loucura, biopolítica, entre outros.

Grupo HumanizaSom – A Aula Magna contou com a participação do grupo HumanizaSom, formado por acadêmicos do curso de Psicologia. Segundo informações da aluna Marjory Luana da Silva Teixeira, do 8º período, o grupo existe há cerca de seis meses e é composto por oito integrantes.

“O HumanizaSom surgiu através de apresentações. Éramos em grupos separados, mas sempre quando tinha alguma apresentação envolvíamos a música de alguma forma. O grupo realmente iniciou quando surgiu uma apresentação sobre o livro Holocausto Brasileiro”, explicou. O HumanizaSom já se apresentou em vários eventos, tendo como principal gênero musical o MPB.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *