Pós-Graduação em Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular

  • Por que começar uma Pós-Graduação?

Em geral, buscamos uma pós-graduação para nos especializarmos e nos prepararmos melhor para o mercado de trabalho. A nossa pós-graduação em Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular tem um enfoque bem clínico. Isso é difícil de encontrar na área de biologia molecular, pois muitos cursos nesta área tem um enfoque mais na pesquisa científica. Então, para quem pretende entrar no mercado de trabalho da biologia molecular no contexto clínico, trabalhando com diagnóstico e prognóstico de doenças, vale a pena buscar esta especialização.

  • Qual é o principal objetivo do curso?

O curso de Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular prepara os profissionais para atuar no desenvolvimento de análises moleculares visando o combate a doenças infecciosas, o diagnóstico de doenças raras, a biologia reprodutiva, a hematologia e oncologia e a investigação forense. O uso da biologia molecular vem crescendo neste contexto clínico e é importante estar preparado para atuar neste mercado.

  • De que forma o profissional pode alavancar a sua carreira com a especialização?

Além de aprender sobre todas as técnicas de biologia molecular utilizadas no diagnóstico e prognóstico de diversos tipos de doenças, assim como na investigação forense, estudantes tem a oportunidade de iniciar um networking com profissionais de destaque na área. Grande parte dos professores do curso atuam com biologia molecular em diversos laboratórios de Curitiba, permitindo que estudantes possam ter contato com a rotina destes locais e já possam estabelecer conexões com estes profissionais, facilitando a inserção no mercado.

  • Quais áreas o profissional poderá atuar após finalizar o curso?

O curso aborda as técnicas de biologia molecular e suas várias aplicações no contexto mais clínico. Após o curso, será possível atuar com análise molecular para diagnóstico e prognóstico de câncer, de doenças genéticas e de doenças infecciosas. O diagnóstico de doenças genéticas, por exemplo, pode ter relação também com a parte de reprodução humana, já que o diagnóstico pré-natal e o diagnóstico pré-implantacional contam com o uso de técnicas de biologia molecular. Ainda há os testes de paternidade e identificação humana que também contam com o uso de técnicas de biologia molecular, assim como análises de ancestralidade genômica, ou testes genéticos direto ao consumidor.

  • Quais os principais motivos que o profissional deve levar em conta na hora de escolher uma Pós-Graduação?

É importante considerar o quanto o curso te prepara para o mercado de trabalho. Muitos cursos de biologia molecular tem um enfoque mais voltado à pesquisa científica, enquanto o nosso tem um enfoque bem clínico, tanto nas disciplinas quanto na escolha dos professores. O curso de Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular é feito para que estudantes conheçam a realidade dos laboratórios onde podem vir a atuar após o curso. Além disso, é importante considerar também a existência de aulas práticas. Nosso curso tem aulas práticas tanto da parte de bancada, quanto da análise de experimentos de biologia molecular.

  • Atualmente o mercado de trabalho é receptivo para esta área?

Sim, muito. A biologia molecular já vinha crescendo no contexto clínico, mas com a pandemia de COVID-19 este crescimento foi exponencial. O teste considerado padrão-ouro para detectar infecção por SARS-CoV-2 é um teste de biologia molecular (RT-PCR), e muitos laboratórios aumentaram significativamente sua capacidade para atender a demanda, além de terem tido laboratórios que foram criados apenas para isso. É muito provável que, mesmo após o controle desta pandemia, estes laboratórios queiram continuar utilizando toda a sua capacidade, talvez incluindo outros exames relevantes. Além disso, em muitas áreas, como na oncologia, os exames moleculares estão se tornando cada vez mais indispensáveis, aumentando ainda mais esta demanda por profissionais qualificados para atuarem na área.

  • Como irão ser realizadas as aulas ao longo do curso?

As aulas são quinzenais, apenas aos sábados, das 8h às 17h. Estamos fazendo, no momento, aulas teóricas de maneira remota. Assim que for possível, retomaremos as aulas de forma presencial (com a possibilidade de acompanhar de maneira remota para quem preferir). Aulas práticas da parte de bancada, que não têm como ocorrer de maneira remota, ocorrem de forma presencial, com um número pequeno de estudantes por laboratório e medidas de segurança necessárias.

  • De que forma o aluno pode ingressar na Pós-Graduação do UniBrasil?

O primeiro passo para cursar uma pós-graduação é possuir um diploma de graduação ou de um curso superior reconhecido. Caso ainda não possua o diploma, vale uma declaração de conclusão de curso que informe que você está apenas aguardando o documento.

Lembrando que, para sua comodidade o processo de matrícula poderá ser realizado totalmente online, basta acessar o pos.unibrasil.com.br e realizar a sua inscrição.

  • Quais habilidades o aluno irá desenvolver durante a especialização?

Estudantes irão conhecer todas as técnicas da biologia molecular utilizadas no contexto clínico, assim como suas aplicações. Estarão preparados para realizar os exames e para interpretar resultados.

  • Qual é o principal diferencial em realizar uma Pós-Graduação no UniBrasil?

Nossa pós em Diagnóstico Laboratorial por Biologia Molecular tem aulas teóricas e práticas e tem um enfoque voltado ao uso da biologia molecular no contexto clínico, para diagnóstico e prognóstico de doenças. Nossos professores atuam nesta área, em diversos laboratórios, possibilitando um networking valioso e um contato com a realidade deste mercado de trabalho. Além disso, temos aulas práticas da parte de bancada e a parte de interpretação de resultados.

Dica: quais as vantagens em ter uma Pós-Graduação no currículo?

Investir em uma Pós-Graduação oferece diversas possibilidades, tanto na questão profissional, quanto pessoal. Além da troca de experiência com colegas e professores, o curso irá ampliar suas áreas de conhecimento, possibilitando novas oportunidades e chances de empregabilidade.

Mas antes de investir em uma especialização, o ideal é levar em consideração qual instituição escolher. Por isso, o UniBrasil Centro Universitário preza pela qualidade e excelência de ensino, garantindo um corpo docente formado por mestres e doutores e nota máxima na avaliação do MEC.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil e tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *