Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

A especialização oferece um amplo leque de qualificações técnicas relativas ao gerenciamento e controle de riscos

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é direcionado aos profissionais de Engenharia ou Arquitetura, que buscam uma formação completa no gerenciamento de soluções que possam minimizar possíveis riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Durante a especialização, o aluno aperfeiçoará habilidades para supervisionar, coordenar e orientar de forma técnica, os serviços de Segurança do Trabalho, propondo medidas de controle e melhorias.

O curso presencial possuí 660 horas-aula e será ministrado ao longo de 18 meses, com dois encontros semanais. As aulas iniciam no próximo dia 22 de março e acontecem as sextas-feiras das 19h00 às 22h30 e aos sábados das 8h00 às 17h00.

Em entrevista com o UniBrasil, a coordenadora do curso, professora mestre, Andrea Regina Zacarias, contou um pouco mais sobre a especialização.

UniBrasil: Quem pode fazer o curso? 

Profa. Ma. Andrea Regina Zacarias: O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho destina-se aos profissionais de nível superior na área de Engenharia ou Arquitetura, que ao término  do curso poderão solicitar o registro  como  Engenheiro (a) de Segurança do Trabalho junto ao conselho de classe, adquirindo a dupla habilitação.

UniBrasil: Onde as aulas serão realizadas? Como fazer a inscrição?

Profa. Ma. AZ: As aulas serão desenvolvidas de forma presencial nas instalações do UniBrasil, na Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã. Eventualmente ocorrerão visitas técnicas em locais que serão confirmados ao longo do curso.

UniBrasil: Qual é o diferencial do curso?

Profa. Ma. AZ: O curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é 100% presencial e visa fornecer subsídios teóricos e práticos para que os futuros profissionais possam atuar nos mais diversos tipos de indústrias e/ou instituições, aplicando as normas pertinentes nas áreas de segurança e saúde ocupacional. Disciplinas que fazem a abordagem teórico-prática das técnicas de medição e uso de equipamentos utilizados nas rotinas laborais. Os professores possuem amplo conhecimento e atuantes na área de segurança e saúde do trabalho.

UniBrasil: Que tipo de conteúdo será estudado ao longo da especialização?

Profa. Ma. AZ: Visando atender o currículo básico estabelecido pelo Conselho Federal de Educação, por meio do Parecer CFE nº 19/1987, nos citados instrumentos legais, a grade curricular do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do UniBrasil estrutura-se da seguinte forma:

 

  1. Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho – Sistema Integrado de Gestão.
  2. Ergonomia Aplicada à Segurança do Trabalho.
  3. Gerência de Riscos.
  4. Higiene do Trabalho (Agentes Físicos/Químicos/Biológico/ Toxicologia/ T.U.E (técnicas de utilização de equipamentos de medição) / Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança).
  5. Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho.
  6. Legislação Trabalhista e Previdenciária e Normas Técnicas
  7. Máquinas e Equipamentos (prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, mecânica, civil e elétrica, – lock out / tag out).
  8. O Ambiente e as Doenças do Trabalho – Primeiros socorros.
  9. Proteção Contra Incêndios e Explosões – Planificação de Emergência e Atendimento a Catástrofes – (SCI Sistema de Comando de Incidentes).
  10. Proteção do Meio Ambiente – Preservação do Meio Ambiente (saneamento rural e urbano).
  11. Psicologia Aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento.
  12. Metodologia da Pesquisa Científica.
  13. Laudos e Perícias

UniBrasil: De que forma a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho irá somar na carreira do profissional?

Profa. Ma. AZ: O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho busca a inclusão dos profissionais para atuar na área da Segurança e Higiene do Trabalho, conforme recomendam as normas regulamentadoras. A especialização também possibilita a aquisição das condições técnicas para que o profissional reconheça, avalie, atue e controle os riscos à integridade física e psicológica de trabalhadores em suas atividades laborais, garantindo a defesa contra agentes agressivos existentes nos ambientes de trabalho.

Graduados em Engenharia (todas as modalidades) e Arquitetura. Conforme a Lei n° 7.410, de 27 novembro de 1985, e o Decreto n° 92.530, de 6 de abril de 1986. Somente graduados em Engenharia (todas as modalidades) e Arquitetura podem exercer a função de especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ao término do curso, o profissional estará habilitado para atuar como Engenheiro (a) de Segurança do Trabalho, podendo solicitar, inclusive, a dupla titulação junto ao conselho de classe, fato este que amplia a atuação destes profissionais no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o curso? Acesse o site da Pós-Graduação do UniBrasil e saiba mais: https://pos.unibrasil.com.br/turma/engenharia-de-seguranca-do-trabalho/a

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, Sem categoria e tagged , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *