Pós-Graduação em Psicologia Analítica

Pós-Graduação em Psicologia Analítica contribui com a formação do Psicólogo (a) que pretende atuar como psicoterapeuta Junguiano, assim como, pesquisar, estudar teoricamente suas obras e dos pós Junguianos. Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço com inúmeras contribuições para as ciências da Psiquiatria, Psicologia, Religião, Literatura, Teologia dentre outras. Os temas abordados são diversos e incluem a dinâmica psíquica, desenvolvimento da personalidade, processo simbólico, tipos psicológicos, anima X animus, sonhos, transferência e contratransferência, sombra, persona. Ao ler os livros de Jung, temos a impressão que escreveu para a sociedade em que vivemos e suas contribuições estão a cada vez mais divulgadas na cultura atual.

Em entrevista com o UniBrasil, a coordenadora do curso, professora Jéssica Caroline dos Santos, contou um pouco mais sobre a pós.

UniBrasil: Quem pode fazer o curso?
Profa Jéssica Santos: 
Alunos graduados em Psicologia, Medicina, Filosofia, Teologia e outros cursos do ensino superior. Não é necessário conhecimento anterior, pois, os conteúdos começam do nível básico conceitual até os temas mais complexos. É necessário apresentar o certificado de conclusão de curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

UniBrasil: Onde as aulas serão realizadas? Como fazer a inscrição?
Profa Jéssica: As aulas serão realizadas nas dependências do UniBrasil Centro Universitário. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: Pós-Graduação Psicologia Analítica

UniBrasil: Qual é o diferencial do curso?
Profa Jéssica: 
A Pós-Graduação do Unibrasil tem como diferencial a ementa que conta com conteúdos iniciais e conceituais e ampliam para discussões realizadas pelos pós – Junguianos. O grupo de professores tem na sua maior parte mestres em Psicologia com ênfase na Analítica. São profissionais, pesquisadores e clínicos que possibilitam dentro dos módulos discussões de casos clínicos, leitura e discussão de textos e reflexões relacionadas as problemáticas da sociedade atual. Em apenas um ano e meio, o aluno poderá usufruir do diploma de pós-graduação. São 12 módulos sem provas, os trabalhos de fechamento da disciplina são realizados dentro da própria disciplina e incluem discussão de textos, casos clínicos que aproximam os alunos da prática clínica.

UniBrasil: Que tipo de conteúdo será estudado ao longo da especialização?
Profa Jéssica Santos: 
O primeiro módulo descreve a vida e obra de Carl Gustav Jung; na sequência o estatuto histórico, filosófico e epistemológico das entidades; Mito, Símbolo e arquétipo e a tensão emergente entre os opostos: Uma amplificação do feminismo, da negritude e da desigualdade social; Psicopatologia e Psicologia Complexa; Técnicas aplicadas ao tratamento, análise da transferência, sonhos, amplificação e imaginação ativa; da Nise da Silveira e a psicologia complexa; Psicossomática, o corpo simbólico na Psicologia Analítica; Psicossomática, Psicologia e Alquimia; Psicologia Arquetípica: da hermenêutica simbólica à fenomenologia da imagem; Perspectivas da dimensão social/cultural em Psicologia Analítica; Individuação e metanoia. As questões psíquicas da meia idade; Desdobramentos teóricos em Psicologia Analítica aonde serão abordados alguns temas dos pós Junguianos. É importante ressaltar que os conteúdos podem sofrer algumas modificações.

UniBrasil: De que forma a Pós Graduação, irá somar na carreira do profissional?
Profa Jéssica: 
Aos profissionais de Psicologia e Psiquiatria é de suma importância os estudos teóricos da abordagem escolhida para aperfeiçoamento do trabalho na clínica Analítica, para tanto, a pós contribui para o resgate dos principais conceitos da Psicologia Analítica, análise de casos clínicos, discussão dos principais textos e correlações com as problemáticas que vivenciamos na sociedade moderna. No entanto, como a Psicologia Analítica correlaciona-se com diversas ciências, outros profissionais do ensino superior podem se beneficiar dos estudos sobre a psique realizados por Carl Gustav Jung.

Ficou interessado? Acesse o nosso site Pós-graduação UniBrasile matricule-se.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil e tagged , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *