Poty Lazzarotto no UniBrasil Centro Universitário

Neste ano as atividades do EVINCI contarão também com uma exposição de obras de Poty Lazzarotto, cedidas pelo Solar do Rosário. A abertura será no dia 23 de outubro na Sala de Leituras do UniBrasil.

Napoleon Potyguara Lazzarotto, conhecido como Poty, foi desenhista, gravurista, ceramista e muralista. Sua importância para as artes plásticas brasileiras, em especial as paranaenses, pode ser constatada em um passeio por Curitiba, mesmo quem não o conhece tem contato quase diário com suas obras murais, são mais de quarenta: o frontão do Teatro Guaíra, painel da praça 19 de dezembro, no Centro Histórico, e muitas outras em vários lugares da nossa e de outras cidades.

Quem vem do centro da cidade ao UniBrasil, passa por um de seus painéis à frente do reservatório elevado da Sanepar, que representa a evolução do saneamento básico no Paraná; da mesma forma, no Aeroporto Afonso Pena há outro intitulado “o eterno sonho” que retrata o voo do homem, de Ícaro à viagem espacial. O estilo de Poty é característico e, embora pareça simples, inimitável. Ele realizou também obras de menores dimensões e de qualidade excepcional, algumas de suas melhores gravuras estarão em exposição no UniBrasil.

Foto: UniBrasil

O EVINCI é o Evento de Iniciação Científica do UniBrasil Centro Universitário, estará em sua décima terceira edição e tem por objetivo proporcionar aprendizado de forma dinâmica e integra todas as escolas da instituição em conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, visitas técnicas, cursos, minicursos e comunicações sobre pesquisas científicas e tecnológicas. Sempre conta com forte participação de professores, estudantes, pesquisadores, organizações parceiras e pessoas da comunidade.

Segue o formato dos principais congressos nacionais e internacionais de qualidade, ou seja, possui edital de chamada pública para submissão de trabalhos e comissão científica que avalia as pesquisas submetidas no sistema de duplo parecer cego (double blind review), o que é mais uma garantia de impessoalidade na avaliação. O EVINCI do UniBrasil está catalogado junto ao Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT (que é um evento anualmente realizado no mês de outubro e ocorre em parceria com mais de 500 instituições em todo o Brasil).

O Solar do Rosário é um espaço particular, vivo e atuante de arte e cultura. Inaugurado em 1992, tem por objetivo regimental a promoção da cidadania através da difusão da arte e da cultura no Estado do Paraná. Fundado pela advogada Regina de Barros Correia Casillo, hoje é dirigido por sua fundadora e por Lucia Casillo Malucelli, jornalista e produtora cultural. Localizado no centro histórico de Curitiba, o espaço abriga galeria de arte e jardim de esculturas. Conta com extensa grade de cursos, oficinas e ateliês, além de ser palco de palestras, lançamentos de livros e eventos culturais. Trabalha ainda com desenvolvimento e produção de projetos culturais através das leis de incentivo.

A casa onde está o Solar do Rosário foi construída no final do século XIX e é um imóvel catalogado como bem de preservação histórica da cidade.

Este evento é mais um da profícua parceria que o UniBrasil mantém com outras instituições voltadas à cultura, à arte e ao conhecimento, neste caso particular o Solar do Rosário.

Texto: Wanda Camargo

 

 

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *