Professor Dr. Clèmerson Merlin Clève lança “Amor Fati”

A obra da maturidade costuma ser ponderada e realista, embasada em experiência e conhecimento. É o caso da produção de Clèmerson Merlin Clève em sua área de atuação profissional: doutor em Direito, constitucionalista respeitado, indicado ao Supremo, autor de livros seminais aclamados nos meios jurídicos e acadêmicos.

E agora Clèmerson está lançando uma de suas obras de juventude: Amor Fati, “poemas da idade jovem em tempos sombrios”. Eram os anos setenta, tempos de censura e arbítrio, pensar parecia proibido, falar perigoso e sonhar fútil. Mas muitos pensavam, sonhavam, falavam; e também disso resultou o renascimento da democracia em nosso país.

Fechado em gavetas enquanto o autor percorria um brilhante caminho como jurista, hoje “Amor Fati” é trazido à luz, uma lembrança de que na juventude o mundo é descoberto nas “madrugadas pálidas de espanto”, quando a vida parece trazer uma visão proporcional à capacidade de maravilhamento de quem vê.

A escritora Adriana Sydor, autora do prefácio do livro, enaltece que “Com o empréstimo concedido aos poetas, e somente a eles, de palavras harmônicas e ritmadas, Clèmerson vai contando suas exigentes e universais histórias, o que nos coloca, todos nós que estamos do outro lado de sua imensa mesa, como espectadores de seus dias felizes, de seus dias de luta, daqueles dias que iniciaram essa caminhada de amor ao destino e de aceitação de cada nova curva dessa estrada que também é a nossa”.

O lançamento de “Amor Fati” celebra o encontro da maturidade vitoriosa com o talento já existente na mocidade, e pode ser lida como um testemunho ou como um devaneio e, nos dois casos, é brilhante.

Sobre o autor

O professor Dr. Clèmerson Merlin Clève, é presidente da entidade mantenedora do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, docente aposentado da UFPR, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É também pós-graduado pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *