Professora do UniBrasil é homenageada nos 80 anos do Setor de Exatas da UFPR

A professora Wanda Camargo, assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil, recebeu uma significativa homenagem durante a cerimônia em que o Setor de Ciências Exatas da UFPR, na manhã do dia 6 de junho, comemorou seus 80 anos. Este evento foi pautado com dois grandes objetivos.

O primeiro deles: “Homenagear diretores, professores e técnicos que prestaram relevantes serviços ao Setor de Ciências Exatas, aos respectivos departamentos e, dessa forma, à própria UFPR”, nas palavras do professor Lauro Samojeden, presidente da comissão organizadora; e depois, “fazer um resgate histórico do setor, dos seus departamentos e cursos, para que as novas gerações reconheçam que o que temos hoje nesta centenária universidade foi, e continua sendo, construído com muito esforço e dedicação”.

Cada departamento escolheu seus homenageados, professores e funcionários técnico-administrativos, sendo a professora Wanda, aposentada desde muitos anos atrás, agraciada com o certificado conferido pelo Departamento de Informática.

A professora foi lembrada por algumas ações consideradas relevantes, como: a transformação do curso de Tecnológo de Processamento de Dados para um Bacharelado em Informática, a discussão para o estabelecimento do modelo de expansão computacional da instituição, a criação do primeiro laboratório de microcomputadores de toda a universidade, ganhos em projeto submetido à RHAE, Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas, parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além destas, uma série de outras atividades foram relembradas, e sua capacidade de trabalho e dedicação ao ensino foram parabenizadas.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, presente na cerimônia, assim como a vice-reitora, professora Graciela Bolzón De Muniz, destacou o protagonismo do Setor de Exatas, que tem uma longa trajetória na UFPR, com qualidade de ensino e pesquisa que se reflete nacional e internacionalmente. Elogiou a iniciativa de homenagens de cada departamento, para que a memória do trabalho de todos seja preservada.

Para Marcos Sunye, diretor, os dados positivos do Setor nas áreas de ensino, pesquisa e extensão demonstram que parte do sucesso que acompanha os departamentos tem como base a dedicação notória de seus técnico e docentes, no passado e no presente. Conforme o vice-diretor do setor, Alexandre Luis Trovon, “nesses 80 anos do setor fica marcada a sua vocação para o ensino das ciências, fortalecida a sua internacionalização e dedicação à formação dos professores do ensino médio para melhoria da educação”.

Foi em 1938 que a UFPR recebeu os primeiros cursos na área de exatas, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, abrigando os cursos de Química, Matemática e Física.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS e tagged .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *