Professoras do UniBrasil são registradas como Especialistas do Curitiba 2035

Na tarde de 08 de maio, no Salão de Atos do Parque Barigui, e com a presença de Rafael Greca, prefeito de Curitiba, Margarita Sansoni, primeira dama, Edson Campagnolo, presidente da FIEP, Darci Piana, presidente da Fecomercio, João Roberto Marinho das Organizações Globo, Regina Esteves da Comunitas e João Ermírio de Moraes, do grupo Votorantirn.

Durante a cerimônia, em que Rafael Greca efetivou um histórico completo de dirigentes municipais considerados bons planejadores no estado do Paraná, e as obras visionárias por eles realizadas, foram dadas ao conhecimento público o trabalho de especialistas de diversas áreas do conhecimento como perspectivas preparatórios para a Curitiba futura do ano de 2035.

O Projeto Curitiba 2035 foi uma iniciativa da sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento da cidade nos próximos 20 anos.

O projeto tem como ponto de partida o estudo prospectivo Curitiba 2030, realizado em 2010, que teve como objetivo indicar um caminho para posicionar Curitiba, em um horizonte de 20 anos, no patamar das principais cidades inovadoras do mundo. Este estudo prospectivo baseou-se em um processo organizado de reflexão coletiva de diversos segmentos da sociedade, resultando na priorização de temas e proposição de ações adequadas ao desejo de transformação local. Os temas definidos como prioritários foram: Governança; Cidade em Rede; Cidade do Conhecimento; Transporte e Mobilidade; Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde e Bem-estar; e Coexistência em uma Cidade Global.

Assim, o Curitiba 2035 considera as evoluções dos últimos 5 anos para dar continuidade àquilo que já foi planejado, propõe um olhar sobre novos temas que possam ter surgido neste período e prossegue na busca do crescimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade, para aproveitar de forma consciente as oportunidades e investimentos priorizando a qualidade de vida e bem-estar da população.

Ao final da cerimônia foram entregues à comunidade os resultados, por meio de publicação agora depositadas na Biblioteca Helena Kolody, e o registro de duas especialistas, professoras que durante toda a etapas representaram o UniBrasil Centro Universitário:

O grupo Saúde e Qualidade de Vida registrou a especialista Graziela Sanjutá, coordenadora do Curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário.

O grupo propunha-se, como visão, estabelecer alguns critérios mediante os quais Curitiba pudesse concretizar-se como ambiente de equidade em saúde e qualidade de vida construído com educação, relações humanas, tecnologia e em harmonia com o meio ambiente.

Foram considerados como fatores críticos de sucesso providencias a serem adotadas em:

  • Gestão
  • Políticas Públicas
  • Recursos
  • Educação.

Cidade da Educação e do Conhecimento – professora Wanda Camargo, assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil.

Este grupo de trabalho propunha-se, como visão, a estabelecer alguns parâmetros a serem atingidos para a Excelência na educação de cidadãos protagonistas na produção de conhecimento e promotores de uma sociedade empreendedora de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis, orientadas ao desenvolvimento integral do ser humano.

Foram considerados fatores críticos de sucesso:

  • Recursos Humanos
  • Política de Estado
  • Articulação Social
  • Construção do Conhecimento.

Registraram-se também outros especialistas, de diversas empresas e unidades educacionais como UFPR, UTFPR e PUC-PR.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *