Projeto Academia UniBrasil e Cursos de Administração e Contábeis falam sobre Compliance

 

Na noite de 3 de outubro, às 19 horas, na Sala de Leituras, Bloco 7 do UniBrasil, será realizada palestra voltada aos cursos de Administração e Contábeis: Uma história de empreendedorismo – desafios e aprendizados.

A palestrante será Letícia Sugai Rocha, sócia da Veritaz Gestão de Riscos & Compliance, presidente do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM) e criadora do Movimento “Integridade sempre vale a pena”.

Através da análise de seu próprio percurso formativo, Letícia poderá demonstrar a importância do empreendedorismo e os motivos de existência de sua empresa.

“O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em ‘compliance’ é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno”.

Letícia, através da Veritaz, atende várias organizações para que fortaleçam seus negócios por meio da implementação de mecanismos de conformidade e integridade, seguindo o movimento que preza cada vez mais pela reputação, transparência e ética nos relacionamentos.

Segundo ela “as empresas são um elemento fundamental da nossa sociedade e, como tal, elas têm grande importância para a construção do país que queremos. Trabalhar com elas é minha forma de contribuir”.

Ela é empreendedora por natureza e criou sua primeira empresa aos 23 anos. Envolve-se também com ações cívicas, como projetos de compliance para o 3º Setor, e trabalha de forma gratuita para o Observatório Social do Brasil, o Instituto Luisa Mell e o Teto Brasil.

Nos tempos livres, joga vôlei, faz yoga, toca ukulelê, lê bons livros, viaja bastante. É jovem e atualizada, verdadeira empreendedora que vive seu tempo.

Letícia percebeu que a atividade compliance é, também, um cargo que vai além de normas e políticas, devendo incluir os processos, daí a importância do seu mapeamento e gestão, buscando melhorias.

Além de manter as informações seguras e seu negócio sempre funcionando, as organizações precisam mostrar, e comprovar, para o mercado que estão adotando as boas práticas. Para isso as organizações precisam estar em conformidade, ou em compliance.

Certamente, uma palestra que estudantes, profissionais e empreendedores não podem perder.

(Texto: Wanda Camargo)

Serviço

Evento: Uma história de empreendedorismo: desafios e aprendizados

Data: 03/10

Horário:19h

Local: Sala Leituras do Brasil – Bloco 7 do UniBrasil

 

Postado em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *