Reflexões filosóficas sobre a (im)parcialidade judicial são debatidas em evento do UniBrasil

O projeto Academia UniBrasil, em conjunto com o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Direito, promoveu, no dia 03 de setembro, uma palestra sobre “O julgamento de Sócrates: reflexões filosóficas sobre a (im)parcialidade judicial”. O evento aconteceu na Sala Leituras do Brasil do UniBrasil e contou com a participação de acadêmicos da instituição e profissionais do Direito, Psicologia, Pedagogia.  O encontro foi conduzido pelos Dr. Marcel Albiero da Silva Santos e a doutoranda Yasmin Tamara Jucksch, especialistas no assunto.

Considerado um tema atemporal, a questão da (im)parcialidade judicial, seus limites, parâmetros e requisitos para um julgamento ser justo, foram os pensamentos que nortearam a palestra. Com uma leitura filosófica voltada à discussão de questões éticas relativas ao ato de julgar, os participantes foram orientados na exploração das possibilidades interpretativas que determinam diferentes modos de julgamento, defesa e sentenciamento.

De acordo com a doutoranda Yasmin, os alunos do direito, especialmente, precisam entender sobre o papel do juiz e do julgado, e compreender a respeito desses limites e desses papeis. “O objetivo é que eles percebam que a reflexão filosófica é um guia para podermos refletir sobre questões muito atuais”, comentou Yasmin.

Outro fator importante mencionado, foi o poder da informação na democracia como uma experiência bastante presente nos dias atuais, como por exemplo as fake news, onde discursos que nem sempre correspondem com a verdade tem uma influência muito forte e acentuada. Segundo o Dr. Marcel, a experiência democrática ateniense já se defrontava com esse fenômeno de possibilidade de manipulação do discurso. “Em nossa apresentação fornecemos subsídios para que os estudantes percebam que a história da filosofia possui a sua atualidade e que mesmo reflexões que foram feitas há 2500 anos, conservam o seu valor atual”, concluiu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *