Reitora Lilian Pereira Ferrari e a sua história em prol do ensino superior

Em 2020, o UniBrasil Centro Universitário completa 20 anos de ensino superior.

E essa história de sucesso só é possível, porque tem a participação de diversas pessoas que acreditam na educação como ferramenta de evolução social. Pessoas que seguem de mãos dadas com o sonho de transformar vidas por meio da docência, semeando a esperança de futuros melhores e concretização de objetivos.

Hoje, 06 de fevereiro, homenageamos a Reitora do UniBrasil, professora Lilian Pereira Ferrari, que há 14 anos, ajuda a construir muitos sonhos. As Bodas de Marfin consagram a sua participação significativa na história e no desenvolvimento do Centro Universitário. Ao longo da sua trajetória, aprendeu a conhecer o universo acadêmico como ninguém, é exemplo da atuação feminina na docência e em cargos de liderança.

Nascida em São José dos Pinhais, cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escola pública. Em 1992, formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, na sequência, fez seu Mestrado na área de Genética também pela UFPR, o qual concluiu em 1996.

Em seguida, participou do “Doutorado sanduíche” onde estudou Biologia Molecular com foco em Fibrose Cística, na UFPR. A disciplina prática do programa foi realizada na Toronto University, no Canadá, local em que residiu por um ano e meio no ” Yhe Hospital for Sick Children”, e pesquisou sobre a genética da Fibrose Cística.

Após concluído o Doutorado em 2003, iniciou o Pós-doutorado no PPG em Clínica Médica/Medicina Interna do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná estudando a biologia molecular e genética de doenças associadas as alterações de genes do sistema imune.

Nesse período, participou como coorientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e, até hoje, participa como professora colaboradora dos programas de medicina interna e Pediatria da UFPR.

Foi em meados de 2004, que a professora Lilian recebeu, via lista de emails dos programas de pós-graduação da UFPR, um e-mail da Professora Wanda Camargo do UniBrasil, convidando para um processo seletivo de professores para área de saúde. Lilian encaminhou seu currículo e foi selecionada para auxiliar na construção dos projetos dos futuros cursos da Escola de Saúde do UniBrasil.

Sua história de grandes conquistas e desafios no UniBrasil foi iniciada no dia 6 de fevereiro de 2006, lecionando para as disciplinas de bioquímica básica no curso de Farmácia e Introdução as Ciências Biológicas no curso de Biologia. No segundo semestre do mesmo ano, também ministrou a disciplina de Bioquímica para os cursos de Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem, além da disciplina de Tópicos de Anatomia e Biologia para o curso de Psicologia.

Durante o ano de 2006, construiu, junto com uma equipe de professores, o projeto do curso de Biomedicina, o qual foi autorizado com maestria pelo MEC. No início de 2007, assumiu a coordenação de Biomedicina onde permaneceu até julho de 2014. Em agosto desse ano, assumiu a Direção Acadêmica do UniBrasil e, em dezembro de 2014, quando a instituição passou a ser Centro Universitário, Lilian ocupou o cargo de Pró-reitora de graduação.

Em março de 2018, assumiu a Reitoria do UniBrasil, sendo a época a única mulher a assumir essa posição em uma instituição de ensino superior de Curitiba. De lá pra cá, seus feitos continuam sendo diários e a sua história em prol do ensino superior repleta de grandes avanços.

Parabéns professora Lilian!

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *