O UniBrasil Centro Universitário lançará, entre setembro e outubro de 2025, a primeira edição da Revista Diálogos Extensionistas. Embora a revista receba artigos em fluxo contínuo, suas publicações são semestrais, que podem ser enviados através do link de acesso. Essa iniciativa reforça a importância da extensão universitária como prática fundamental para a formação acadêmica, ética e cidadã dos estudantes, além de divulgar resultados de ações extensionistas que aproximam a universidade das comunidades e contribuem para enfrentar desafios reais da sociedade.
Voltada à publicação de relatos de experiências, práticas extensionistas e projetos de curricularização da extensão, a revista se apresenta como um espaço de valorização do conhecimento construído na interface entre academia e comunidade, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, um dos pilares da educação superior.
Compromisso com a relevância social
A publicação busca destacar práticas que geram impactos concretos em diferentes cenários sociais, contribuindo com temas como responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, inclusão e cidadania.
“A Diálogos Extensionistas é mais do que uma revista acadêmica, é um instrumento de transformação. Ao reconhecer e dar visibilidade às ações extensionistas, ela legitima o papel da universidade como agente ativo de mudança social”, afirma a professora Debora Mariana da Silva Marioto, editora-chefe da revista.
Também para garantir a qualidade e a relevância dos conteúdos, os artigos passam por um processo rigoroso de avaliação em duas etapas: uma análise editorial preliminar e uma avaliação cega por pares (double blind review), respeitando critérios como originalidade, impacto social, coerência metodológica e ética na pesquisa. Apenas trabalhos inéditos e alinhados aos princípios da extensão universitária são aceitos para publicação.
A Revista Diálogos Extensionistas também valoriza a participação dos estudantes, incentivando-os a atuarem como coautores de artigos ou autores de ensaios reflexivos sobre suas experiências em projetos de extensão. Essa abertura reforça o caráter formativo da extensão e o protagonismo estudantil na produção de conhecimento socialmente relevante.
Coordenada pela professora Debora Mariana da Silva Marioto, a revista conta com uma equipe composta por docentes com sólida experiência em projetos de extensão e produção científica. A comissão científica inclui professores do UniBrasil como Adriana de Oliveira Christoff, Renan Zunta Raia, Marcio Heron da Silveira, Angelita Vicentin, entre outros, além de colaboradores de instituições externas. A edição técnica e a publicação online estão sob responsabilidade de Somaia Letícia de Lima.
Primeira edição em breve
Com a primeira edição em fase final de edição, a expectativa é que a revista se consolide como referência no debate e divulgação das ações extensionistas, ampliando seu alcance e incentivando novas práticas dentro e fora do UniBrasil.
A Revista Diálogos Extensionistas será disponibilizada gratuitamente no site institucional e contará com chamadas periódicas para submissão de novos trabalhos, promovendo uma comunidade acadêmica cada vez mais engajada com a transformação social.