Semana Acadêmica de Pedagogia inicia as atividades com metodologias voltadas ao público infantojuvenil

Como pedagogo, você tem o anseio de se dedicar ao Ensino Infantil na contação de histórias? Se sim, o palestrante Julio César Sinhori Ribas compartilhou algumas dicas que teve ao longo da docência com o maternal e o berçário, na Semana Acadêmica de Pedagogia do UniBrasil.

Dentre as principais recomendações aos acadêmicos, ele destacou quatro pontos essenciais: saber escolher a história, fazer a decupagem do material e se apropriar dele, realizar o planejamento de sala de aula, e envolver as crianças durante a apresentação. 

No intuito de interiorizar o que foi apreendido na palestra, o pedagogo ministrou uma oficina aos acadêmicos por meio do uso de recursos didáticos que prendem a atenção dos pequenos. A proposta é desenvolver a imaginação e a criatividade deles, a partir da contação de histórias infantojuvenis.

Para encerrar a palestra, Julio orientou os futuros profissionais a cuidar da principal ferramenta de trabalho dos docentes: a voz. As cordas vocais são músculos que também precisam de aquecimento, a partir de técnicas que a preservam.

No decorrer da noite, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender a definição e a aplicação de Consciência Fonológica, ministrada pela docente Ivana Vicentin. A proposta da oficina era aplicar atividades ao público infantil, ensinando-os a representação gráfica e fonológica (som) das palavras.

O primeiro dia foi encerrado com a oficina sobre “Matemática Montessoriano”, orientada pela acadêmica Claudiane Fernanda da Silva, do sétimo período, do curso de Pedagogia. Para ensinar às crianças sobre a definição de par ou ímpar, ela aplicou o Jogo dos Tentos, que significa uma peça ou ficha utilizada para marcar pontos em um jogo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em BLOG, COMUNIDADE, ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário