Startup brasileira: UniBrasil recebe empresários da nova geração empreendedora

O evento reuniu alunos das Escolas de Engenharia e Negócios

O UniBrasil Centro Universitário realizou na noite de quinta-feira (24/05), uma palestra sobre “Startup Brasileira em um Mercado de Gigantes”, ministrada pelos empresários Claudio Matos e Rodrigo Contin, idealizadores de empresas inovadoras no Brasil – startups. Alunos das Escolas de Engenharia e Negócios participaram do evento que aconteceu no Auditório Edla Van Steen, no UniBrasil.

Formado em direito, Claudio Matos, sócio e diretor da Kultivi, projeto que produz conteúdo educacional gratuito, iniciou a palestra falando sobre o Case Kultivi – Empreendedorismo em Negócios Com Impacto Social.

Segundo Matos, após sua formação em direito, percebeu que o estudo para as carreiras publicas estava em uma fase crescente, foi então que junto com um colega de profissão, abriu uma editora de material didático para concurso público.

“Nesse processo, evoluímos para um cursinho até que tivemos a ideia de fazer o projeto Kultivi, cursos dedicados exclusivamente para concursos, exames para OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e idiomas. Os cursos são exatamente iguais aos demais, porém a diferença é que são gratuitos”, contou.

Conforme o empresário, nenhum custo é repassado aos alunos. “Nós temos outras formas para mantermos esse curso, entre elas parcerias. Essa é a nossa grande inovação no mercado, trazendo cursos gratuitos”. Matos disse que os cursos são atualizados e que não há nenhuma outra empresa com esse formato. “É 100% inovadora”, destacou. O projeto Kultivi foi desenvolvido em 2007.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O segundo palestrante, Rodrigo Contin, fundador da primeira marca brasileira de veículos elétricos, Hitech Electric, localizada em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), falou durante o evento sobre Mobilidade e Disrupção: Inovando em um Mercado de Gigantes.

Formado em engenharia mecânica, atuante em competições automobilísticas, o empresário conquistou diversos títulos em categorias nacionais e internacionais preliminares a Fórmula 1.  Após uma carreira atuante fora do país, Contin deu início a um novo projeto no Brasil com a produção de veículos elétricos.

“É um projeto bastante inovador que está sendo desenvolvido. Acredito que esse empreendedorismo inteligente é resposta de um novo conceito de mobilidade”, relatou. Contin também comentou sobre uma parceria entre sua empresa e o UniBrasil.  “Os alunos estão com um projeto inicial para o desenvolvimento de um veículo elétrico. Vamos tentar contribuir para fomentar esse trabalho”.

PROJETO CARRO ELÉTRICO –  Alunos do 6º período do Curso de Engenharia Elétrica iniciaram um trabalho de iniciação científica com o objetivo de desenvolver um carro elétrico. O projeto foi iniciado em sala de aula e será desenvolvido ao longo do segundo semestre deste ano.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fernando Felice, o projeto terá parcerias. “A proposta é iniciarmos uma parceria com nosso convidado palestrante, Rodrigo Contin, para que possamos desenvolver um excelente trabalho conjunto. Na realidade é uma experiência profissional, não só acadêmica”. O trabalho valerá horas complementares.

O estudante de Engenharia Elétrica e participante do projeto, Samuel Kojicovski, de 22 anos, falou sobre sua expectativa no trabalho. “Estamos estudando parte dos motores, montagem e todos os procedimentos necessários para iniciar o projeto. Tenho certeza que esse trabalho de iniciação científica será muito produtivo”, concluiu.

 

Postado em ESCOLA DE ENGENHARIAS, NOTÍCIAS e tagged , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *