Tudo sobre Engenharia Civil – Guia UniBrasil

Está pensando em prestar vestibular para Engenharia Civil, mas ainda não está certo da sua decisão? O UniBrasil pode te ajudar! Preparamos esse guia completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o curso e descobrir de uma vez por todas se essa é a profissão da sua vida!

O QUE É ENGENHARIA CIVIL?

Antigamente existiam somente dois tipos de engenharias – a Civil e a Militar. A Engenharia Militar, como o próprio nome sugere, ficava responsável pelos projetos voltados ao exército, como tanques e fortes. Já a Engenharia Civil englobava praticamente todas as outras engenharias que conhecemos hoje.
Aos poucos foram surgindo as divisões que estamos acostumados atualmente, como a engenharia elétrica, mecânica, de produção, agronômica, entre outras. Cada uma assumiu as atividades específicas da sua área. Mas, e a Engenharia Civil?
Bom, atualmente a Engenharia Civil tem como responsabilidade a concepção, o projeto, a construção e a manutenção de infraestruturas. Sabe todos esses prédios, pontes, hospitais, túneis, indústrias que você conhece? Todos eles passaram por um engenheiro civil.
Como toda engenharia, a Civil trabalha muito com cálculos matemáticos. O engenheiro deve calcular todos os pesos, medidas e ângulos da estrutura. Desde o tamanho adequado do parafuso que vai na viga, até a espessura da coluna que sustenta a obra. Tudo deve ser pensado para ser resistente aos impactos ambientais do local, oferecendo segurança para os usuários.
A atividade exercida pelo engenheiro civil é de tão fundamental importância que existem entidades estaduais – conhecidas como CREAs – que foram criadas especialmente para verificar, orientar e fiscalizar o exercício desta profissão. Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA), evitam a prática ilegal desta e outras profissões da área da tecnologia.
Além de analisar matematicamente a obra, o engenheiro civil deve levar em consideração fatores sociais, físicos e ambientais do local a ser construído. Deve verificar se o solo suporta a estrutura do projeto, se o material escolhido (madeira, concreto, estrutura metálica) é resistente aos ventos que existem no local e como sua construção irá impactar ambientalmente aquele local.
Um fator que influencia diretamente na atividade do engenheiro civil é o orçamento disponível para a construção. Ele deve captar a necessidade do cliente e transformá-la em projetos, sempre cuidando para que os materiais, mão de obra e outras especificidades do projeto não fiquem além do capital disponível do cliente.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A Engenharia Civil pareceu bem abrangente para você? Pois ela é! Além da construção em si, o engenheiro civil poderá atuar em diversas outras áreas. Confira algumas delas:

Construção Civil
É a área de atuação mais clássica da Engenharia Civil. Aqui o engenheiro acompanha o planejamento, construção e manutenção de edificações residenciais, comerciais, industriais e outras infraestruturas necessárias para o bem-estar social.

Materiais de Construção
Quando você pensa em um engenheiro civil, você sempre o imagina em um canteiro de obra, certo? Mas há muito mais lugares para atuar! Existem engenheiros que dedicam suas carreiras para estudar os materiais que são utilizados em construções. Eles buscam analisar as características de cada material, verificar em que situações eles serão de melhor serventia além, claro, de buscar novas tecnologias para a otimização da construção civil.

Cálculo estrutural
Se você adora matemática, essa aqui é sua área de atuação no futuro! O engenheiro que trabalha diretamente com cálculo estrutural é responsável pelas planilhas e cálculos de toda a obra. Esse engenheiro geralmente fica bastante no escritório, mas o seu trabalho é de fundamental importância. É ele quem verificará a resistência dos materiais, das estruturas que serão montadas, calculando tudo para que a obra fique estável e segura.

Geotecnia
O terreno da construção está adequado? Precisamos drenar, assentar ou fazer alguma modificação? Bom, essas respostas você vai encontrar com o engenheiro desta área! A Geotecnia é o campo da Engenharia Civil voltado para a mecânica dos solos e suas implicações durante a construção.

Estradas e transporte
Também conhecida como Infraestrutura e Transporte, essa área da Engenharia Civil é responsável pelo planejamento, construção e manutenção de tudo o que é relacionado a transporte. Estradas, rodovias, viadutos, portos, metrôs, túneis, aeroportos… É uma das mais abrangentes áreas da Engenharia Civil.

Obras hidráulicas e de saneamento
Trabalhar com fluidos exige um conhecimento muito específico. Por isso, existe uma área da Engenharia Civil dedicada somente a isso. Este engenheiro atuará no planejamento, construção e manutenção de obras de aproveitamento hídrico, como esgotos, drenagens, irrigações industriais e prediais, obras portuárias, entre várias outras.

Como é o mercado de trabalho para a Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é uma das áreas mais requisitadas. Tanto pelos estudantes que vão fazer o vestibular quanto pelo mercado de trabalho. E não é por menos: como vimos até aqui, a Engenharia Civil está presente praticamente todas as áreas de nossa vida.
Basta pensar na sua cidade. Quantos prédios, casas, mercados, igrejas ou escolas foram construídos neste ano? Por trás de cada uma dessas novidades, existe o trabalho do engenheiro civil.
Separamos algumas informações que consideramos importantes sobre o mercado de trabalho. Confira:

Locais de atuação do Engenheiro Civil:

  • Órgãos públicos: prefeituras e demais órgãos públicos estão sempre precisando de engenheiros para prestar consultoria, fiscalizar, planejar e executar obras para o benefício da sociedade.
  • Escritórios de projetos: você pode trabalhar em um deles ou abrir o seu próprio! Esses escritórios fazem o projeto da obra que será construída e podem ter diversas especialidades, focando naquilo que mais têm competência para executar.
  • Empresas gerenciadoras de obras: empresa que vai fiscalizar a execução do projeto, bem como verificar se ele está de acordo com as leis vigentes no país. Essas empresas também podem auxiliar o cliente na escolha do melhor escritório de projetos para executar a obra desejada.
  • Construtoras: escritórios focados na execução de um projeto. Eles ficam responsáveis por toda a logística e aplicação da obra para que ela saia do papel e seja materializada como idealizado pelo cliente.
  • Primeiro Emprego
    O profissional formado em Engenharia Civil é muito requisitado pelo mercado, mesmo antes de sua formação. É comum estudantes de engenharia já saírem do curso com pelo menos uma experiência em estágio.
    Importante: por questões legais, o engenheiro civil só pode exercer completamente sua função após a conclusão do ensino superior e após devido registro no CREA (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia). Antes destas conquistas, ele só poderá ocupar e exercer a função de estagiário.

    Quanto ganha um Engenheiro Civil?
    De acordo com o site Trabalha Brasil, o salário inicial de um engenheiro civil é de pouco mais de R$4.000,00, sendo que o auge da carreira – após 15, 20 anos de experiência – pode ganhar até R$18.000,00 por mês.
    Diferentemente de várias profissões aqui no Brasil, o engenheiro civil não precisa se mudar para capitais e regiões metropolitanas para ganhar melhores salários. Empresas que contratam esses profissionais geralmente pagam valores similares em todo o país. É importante ressaltar que, quanto maior a empresa que você deseja trabalhar, maiores serão as chances do salário ser mais atrativo.

    Qual é o perfil do aluno de Engenharia Civil?

    Está cada vez mais certo de que a Engenharia Civil é a sua área de atuação? Então vamos ver se você tem o que é preciso. Confira agora algumas características importantes que todo estudante de engenharia deve ter:

    Habilidade com números
    Não é novidade, não é mesmo? Todas as engenharias envolvem muito cálculo e raciocínio lógico, então ter facilidade com números é peça-chave para ter sucesso nessa área.

    Facilidade ao manusear ferramentas tecnológicas
    A evolução chegou em todas as áreas. Muito do que se fazia manualmente, hoje é feito por softwares. O mesmo aconteceu na Engenharia Civil. Atualmente existem programas que são aliados essenciais dos engenheiros na hora de entregar um projeto. Ter facilidade com ferramentas de TI (tecnologia da informação) certamente facilitará muito sua vida profissional.

    Noções de planejamento
    O engenheiro civil é responsável pelo planejamento e execução da obra. Por isso, é importante que ele saiba ordenar as ações que devem ser feitas e delegar as tarefas para as pessoas certas. Desta forma, a obra sai de acordo como esperado e com o mínimo de erros possíveis.

    Boa comunicação
    De nada adianta um projeto incrível se você não consegue explicar para as pessoas como ele funcionará ou o que precisa ser feito para que ele saia do papel perfeitamente. Uma boa comunicação evita erros nesta área que podem ser cruciais para toda a estrutura.

    Gostar de trabalhar em equipe
    Um engenheiro só não faz uma obra. Ele precisa de uma equipe competente que será formada por diversos profissionais, como mestre de obras, pedreiro, pintor, arquiteto, engenheiros de outras áreas e por aí vai. Saber trabalhar em equipe é fundamental para um excelente resultado.

    Visão sistemática
    O que deve ser feito primeiro? E depois? E depois disso? É de responsabilidade do engenheiro ter uma visão sistemática da obra para que tudo seja executado na hora certa, garantindo a segurança e eficiência do trabalho.

    Preocupação com meio ambiente
    A área da construção civil é uma das que mais impacta o meio ambiente atualmente. Se o engenheiro não tiver uma preocupação com o meio em que vive, poderá colaborar ainda mais para a deterioração da natureza.

    Capacidade de solucionar problemas
    Nem sempre o projeto vai chegar até você completamente “redondo”. Às vezes o engenheiro precisa ser criativo para analisar o problema que o cliente está enfrentando e sugerir mudanças, estruturas e até construções adequadas para sanar a dificuldade apresentada.

    Querer aprender ou já dominar uma segunda língua
    Infelizmente a maior parte das evoluções da Engenharia Civil acontecem fora do Brasil. Saber uma segunda língua é essencial para se manter atualizado e dentro das expectativas do mercado de trabalho.

    Como é o curso de Engenharia Civil do UniBrasil?

    O curso de Engenharia Civil oferecido pelo UniBrasil é um dos mais completos e atualizados do mercado. Ele prepara o estudante para as diversidades e desafios que encontrará em sua futura profissão.
    Durante o curso, o estudante conta com professores Mestres e Doutores, atuantes no mercado de trabalho e na área de pesquisa e desenvolvimento, trazendo o que há de mais atualizado para a formação de um profissional completo.
    Lembra que falamos da importância do estudante de Engenharia Civil ter uma visão macro do processo? Pois bem, aqui no UniBrasil o curso é fundamentado em uma abordagem multidisciplinar. Isso faz com que o estudante tenha uma visão global, integrada e crítica de sua futura profissão e de suas atividades.
    A prática também é muito valorizada no UniBrasil. O estudante de Engenharia Civil participa de aulas práticas desde o primeiro período, colocando em exercício tudo o que é aprendido para melhor assimilação e compreensão dos conteúdos.
    O UniBrasil oferece cursos de qualidade, com excelência no ensino. Sua infraestrutura moderna propicia ao estudante a melhor experiência acadêmica possível. O Centro Tecnológico, equipado com instrumentos de ponta e a Biblioteca, que contém mais de 100 mil exemplares, são alguns dos inúmeros benefícios que o estudante de Engenharia Civil poderá desfrutar.

    Grade curricular do curso de Engenharia Civil

    O curso de Engenharia Civil do UniBrasil conta com 4.080 horas de aulas, incluindo partes teóricas e práticas, além do estágio supervisionado. No total são 4.320 horas de conteúdos de qualidade e atualizados para você sair capacitado para o mercado de trabalho! Confira as matérias que você realizará em cada período:

    1º Período
    Cálculo Diferencial e Integral I; Física I; Geometria Analítica; Desenho Técnico; Topografia I; História da Técnica, Tecnologia e Indústria do Brasil I

    2º Período
    Cálculo Diferencial e Integral II; Desenho Técnico II; Física II; Álgebra Linear; Topografia II; História da Técnica, Tecnologia e Indústria do Brasil II

    3º Período
    Cálculo Diferencial e Integral III; Física III; Filosofia I; Probabilidade e Estatística I; Química Tecnológica I; Mecânica Geral I; Materiais de Construção Civil I

    4º Período
    Cálculo Diferencial e Integral IV; Física IV; Filosofia II; Probabilidade e Estatística II; Química Tecnológica II; Mecânica Geral II; Materiais de Construção Civil II

    5º Período
    Programação de Computadores e Métodos Numéricos I; Geologia e Mecânica dos Solos I; Pesquisa Operacional I; Mecânica dos Fluidos; Resistência dos Materiais I; Construção Civil I

    6º Período
    Programação de Computadores e Métodos Numéricos II; Geologia e Mecânica dos Solos II; Pesquisa Operacional II; Hidráulica; Resistência dos Materiais II; Construção Civil II

    7º Período
    Fundações I; Engenharia Ambiental I; Saneamento Ambiental I; Teoria das Estruturas I; Engenharia de Transportes I; Gestão Empresarial I; Hidrologia; Estágio Supervisionado

    8º Período
    Fundações II; Engenharia Ambiental II; Saneamento Ambiental II; Teoria das Estruturas II; Engenharia de Transportes II; Gestão Empresarial II; Obras Hidráulicas

    9º Período
    Estruturas de Concreto I; Instalações Elétricas Prediais; Sistemas Estruturais I; Gestão de Projetos; Optativa I; Trabalho de Conclusão de Curso I

    10º Período
    Psicologia do Trabalho; Estruturas de Concreto II; Instalações Hidráulicas Prediais; Sistemas Estruturais II; Optativa II; Trabalho de Conclusão de Curso II; Atividades Complementares

    Por que escolher o curso de Engenharia Civil do UniBrasil?

    O UniBrasil, além de contar com professores Mestres e Doutores atuantes no mercado de trabalho, também oferece uma excelente estrutura para você aproveitar o melhor do curso e se formar um profissional completo! Confira:

    Laboratórios com tecnologia de ponta
    Ao cursar Engenharia Civil no UniBrasil, você terá acesso a vários laboratórios para aprofundar seus conhecimentos de forma única. Cada um está equipado para uma área específica. São eles:

    • Laboratório de Materiais de Construção
    • Laboratório de Topografia
    • Laboratório de Mecânica dos Solos
    • Laboratório de Mecânica dos Fluidos
    • Laboratório de Física
    • Laboratório de Química
    • Laboratório de Saneamento Ambiental

    Cursos de extensão
    O UniBrasil oferece cursos gratuitos para que seus alunos se aprimorem sempre! Por exemplo, no caso da Engenharia Civil um dos cursos oferecidos é o de AutoCAD, ferramenta essencial da engenharia para cálculos e elaboração de projetos.

    Primeiro emprego
    O UniBrasil possui convênios de estágio com grandes empresas do mercado, facilitando sua inserção no mercado de trabalho!

    Veja outros benefícios do UniBrasil

    • Grupos de pesquisa na área ambiental
    • Excelente localização
    • Mensalidades a preços acessíveis
    • Aulas práticas desde o primeiro período

    A Engenharia Civil é um dos cursos de graduação mais procurados e com razão!

    E aí, curtiu? Chegou até aqui e viu que Engenharia Civil é para você?
    Então embarque com o UniBrasil para realizar esse sonho!

    O curso também conta com sistema de bolsa e financiamento pelo FIES, Prouni e o Crédito Educativo próprio, o Estude. Clique aqui e confira como o UniBrasil pode te ajudar a conquistar sua graduação em Engenharia Civil!

    Futuro engenheiro, fique atento ao nosso site e as nossas redes sociais. Lá sempre estamos publicando sobre os processos seletivos com todas as informações que você precisa saber para não perder essa oportunidade que vai mudar a sua vida!

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *