Tudo sobre Medicina Veterinária

Tem paixão por animais e, por este motivo, está pensando em fazer o curso de Medicina Veterinária? Perfeito! Mas saiba que Medicina Veterinária vai muito além do cuidado com os cachorros e gatos que temos em nossas casas.

Por isso, preparamos esse guia completo sobre a graduação em Medicina Veterinária. Tire todas as suas dúvidas sobre o curso e descubra de uma vez por todas se essa sua paixão por animais pode virar a profissão da sua vida!

– O que é a Medicina Veterinária?

Quando falamos em Medicina Veterinária, geralmente vem a imagem do médico veterinário na clínica veterinária, onde cuida de nossos animais de estimação e garante que eles tenham uma vida saudável.

Apesar da clínica ser uma grande área de atuação do médico veterinário, sua graduação é bastante ampla, possibilitando que o profissional atue em diversas áreas, incluindo laboratório, vendas de produtos para animais, controle do cumprimento das normas de higiene nas indústrias, acompanhamento de rebanhos em fazendas e muito mais.

Outra imagem que temos deste profissional é que ele ama animais incondicionalmente, apesar dos bichinhos não curtirem tanto a sua visita, não é mesmo? Este apreço pelos animais é verdadeiro.

Os profissionais formados em Medicina Veterinária possuem um carinho muito grande pelos animais e estudam muito para garantir que eles tenham seu bem-estar preservado. Porém, o médico veterinário também trabalha para a saúde dos humanos, afinal, ele é o responsável para que a relação entre homem e animal seja a mais saudável possível.

O profissional graduado em Medicina Veterinária é quem zela por todas as atividades que envolvam animais domésticos ou silvestres. Ele trabalha para que elas ocorram dentro das leis, além de assegurar que toda a atividade seja realizada para que nem animal, nem humano e nem meio ambiente sejam prejudicados durante o processo.

O médico veterinário atua na prevenção, controle, tratamento e erradicação das doenças que acometem animais e que podem ser passadas destes para os homens através de contato direto com eles ou através dos produtos de origem animal.

Viu só como a graduação em Medicina Veterinária é muito ampla? Toda atividade humana que envolva o trato, manejo ou contato com animais silvestres ou domésticos conta com a presença deste profissional. Nos alimentos, por exemplo, é ele quem assegura a qualidade do que chega à nossa mesa, através do acompanhamento da saúde desses animais e dos processos que visam obter seus produtos.

Para o médico veterinário, sua missão é garantir que tudo ocorra da forma mais saudável e menos prejudicial possível, visando sempre a Saúde Única: a relação indissociável entre animal, homem e meio ambiente.

– Áreas de atuação da Medicina Veterinária

Já deu para entender um pouco sobre a atuação do médico veterinário, não é mesmo? De forma resumida, se há manejo de animais, há o médico veterinário presente. Vamos descobrir algumas das áreas que você poderá ocupar quando concluir sua graduação em Medicina Veterinária.

– Clínica médica e cirúrgica de animais de companhia: esta área de atuação é a que mais conhecemos. Este é o médico veterinário que cuida de nossos animais de estimação. Esses profissionais podem ter uma formação geral ou se especializarem em áreas da saúde, como odontologia veterinária, oftalmologia veterinária, oncologia, entre várias outras.

 – Centros de pesquisa: se corre em suas veias o sangue de pesquisador, esta é a área da Medicina Veterinária que você pode atuar. Aqui, o médico veterinário desenvolve biotecnologias voltadas ao setor animal e humano. Você poderá pesquisar sobre ou desenvolver novas vacinas, medicamentos e tecnologia de alimentos de origem animal, entre outros.

– Indústria de produtos para animais: na área comentada anteriormente, o profissional atua na criação destes produtos. Porém, o médico veterinário deve acompanha a produção e a comercialização de todos os produtos que são destinados aos animais, como alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Existem alguns profissionais que atuam, inclusive, cuidando do marketing destes produtos, além de prestar assistência aos clientes que os consomem.

– Indústria de produtos de origem animal: se antes estávamos falando de produtos para os animais, agora estamos falando de produtos de origem animal. É de responsabilidade do médico veterinário fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal. Nesta área, o profissional deve prezar pelo bem-estar do animal, além de zelar para que todo o processo respeite as normas de higiene.

– Meio ambiente e conservação de espécies: caso você seja alguém muito preocupado com as espécies silvestres e como os seres humanos estão impactando suas vidas, esta área é para você. O médico veterinário estuda estes animais, seja em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução, preservação e reabilitação. O médico veterinário pode implantar projetos ecológicos nas cidades e reservas naturais.

 – Produção e sanidade animal: tem aquela veia da fazenda em você? Medicina Veterinária também é o seu lugar! Controlar a saúde de rebanhos, granjas e produções alternativas, prevenir e controlar doenças em propriedades rurais, acompanhar sua produção e manejo também são atividades de responsabilidade do médico veterinário.

– Como é o mercado de trabalho para a Medicina Veterinária?

Se você chegou até esta parte do artigo, certamente já descobriu que a graduação em Medicina Veterinária possibilita um leque amplo de possibilidades para o seu futuro, desde que tenha relação com os animais.

O mercado brasileiro também tem boas notícias para a indústria pet. Certamente você deve ter percebido que houve um aumento de clínicas veterinárias e pet shops em sua região. E isso está ocorrendo em todo o país. O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

A exportação da carne bovina também está em expansão. No ano de 2018, cresceu 11% e esta produção é uma das principais atividades econômicas do país. Nas granjas brasileiras, a excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência garantiram saltos produtivos que colocaram o país como terceiro maior produtor mundial de carne de frango, com mais de 12 milhões de toneladas anuais de carne produzidas. Estes setores precisam de médicos veterinários capacitados em todo o Brasil e no mundo, tanto para a produção como na inspeção destes produtos.

No mundo, estima-se que as zoonoses (patologias que passam de animais para seres humanos), causem 2,5 bilhões de casos de doenças. O médico veterinário pode interromper esta cadeia garantindo a saúde humana através do controle destas afecções.

Há mercado, mas você precisa ser criativo, dedicado e ter bastante senso de responsabilidade e autonomia para se destacar. Apostar em áreas específicas da saúde animal ou em tratamentos diferenciados que não existem em sua região é uma boa ideia para quem deseja ter uma boa colocação neste mercado.

Como é o curso de Medicina Veterinária do UniBrasil? 

Agora que você já sabe que Medicina Veterinária é o curso para você, conheça o curso de Medicina Veterinária do UniBrasil! O curso tem foco na Saúde Única (animais, homens e ambiente) e no bem-estar animal.

Seu corpo docente é constituído por doutores e mestres com ampla experiência profissional e acadêmica. Desta forma, o estudante tem contato em sala de aula com as tendências do mercado, além de estar por dentro dos métodos atuais utilizados pelos seus professores em suas atuações como médicos veterinários.

O UniBrasil acredita na formação acadêmica aliada com a prática. Por este motivo, cursos de extensão, palestras e atividades práticas são ofertados desde o primeiro semestre. A instituição também oferece todo o amparo necessário para a inserção do acadêmico ao mercado de trabalho através dos estágios, laboratórios equipados e a Clínica Veterinária Escola para que estes tenham a melhor experiência acadêmica possível.

 E aí, curtiu? Chegou até aqui e viu que Medicina Veterinária é para você?

Então embarque com o UniBrasil para realizar esse sonho! Clique aqui e inscreva-se  para o Vestibular Agendado.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *