Um Dia no UniBrasil: Oficina de Chá oferece opções naturais para tratamentos medicinais

Projeto tem o objetivo de mostrar opções mais naturais e orgânica para tratamento de doenças

Por Daniel Liz

Durante o evento “Um dia no UniBrasil”, o curso de Farmácia ofertou  a oficina de Chá, coordenada pela professora Cristina Peitz de Lima. A oficina teve o intuito de mostrar as diferentes utilizações de plantas naturais na medicina, utilizando de chás feitos com estas plantas para curar doenças respiratórias, de estômago e psicológicas. O projeto conta também com a ajuda de alunos e monitores que se encarregaram de cuidar e analisar uma planta.

A professora Cristina explica que, no curso de Farmácia, há uma área de pesquisa que estuda especialmente estas plantas com poder de cura, e fala que este tipo de tratamento sempre foi utilizado. Na época de Hipócrates, o pai da medicina, o chá da casca do Salgueiro servia para o alívio da dor e como agente anti-inflamatório.  Graças ao avanço da tecnologia em conjunto à medicina, foi possível isolar as substâncias das plantas que tinham efeitos no organismo humano para nosso tratamento.

O curso de Farmácia oferece em sua extensão aulas que mostram como extrair os princípios ativos das plantas para os chás e na oficina foram trazidas duas plantas com princípios de cura: o anis estrelado, que é utilizado para melhorar digestão e também serve como expectorante (da mesma planta se tem a substância ácido chiquímico que faz o controle da Gripe A), e a macela, planta anti-inflamatória e que também melhora digestão.

Na oficina, ainda se podia experimentar os cremes, feitos de frutas, como banana e morango. Os cremes são feitos pelos próprios alunos. A estudante de Farmácia Raquel Cansanção Correa conta que os cremes feitos para a oficina são produzidos constantemente em aula. “Os cremes são todos naturais e são bem fáceis de fazer”. Ela ainda garante que “são muito melhores que os vendidos”. O principal foco da oficina foi mostrar opções de tratamentos, seguindo por uma veia mais natural e orgânica.

Postado em FARMÁCIA, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *