UniBrasil amplia suas parcerias para ouvir sobre José Bonifácio

Em parceria do UniBrasil Centro Universitário com a Universidade Federal do Paraná, Solar do Rosário, Editora Sextante e Livrarias Curitiba, na quinta feira, 30 de maio, Mary Del Priore fará o lançamento de seu último livro “As vidas de José Bonifácio”, com palestra sobre o tema, bate-papo e sessão de autógrafos. Será na Livraria Curitiba do Shopping Palladium, às 19:30 horas.

O UniBrasil tem ampliado cada vez mais suas parcerias, procurando atingir um público maior para suas atividades culturais, certo de que uma boa formação não prescinde do contato com grandes autores de nossa literatura. Desta vez, saberemos sobre uma das mais importantes figuras de nossa História: “Conhecido como o Patrono da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva é uma figura histórica tão fascinante quanto enigmática. Sua aura de mistério intrigou inúmeros pesquisadores, que buscaram encontrar em sua trajetória qualidades e feitos que comprovassem seu heroísmo, sua genialidade, seu patriotismo”.

Ao procurar entender quem foi o homem por trás do mito, no entanto, a historiadora Mary Del Priore descobriu não o super-homem que seus pares procuraram, mas um personagem de seu tempo, cheio de contradições e dilemas, forjado – como qualquer um de nós – pelas circunstâncias da vida.

“Se algo conduziu fortemente o destino de Bonifácio, foram sua ambição e sua curiosidade, que o levaram a viajar incansavelmente entre Velho e Novo Mundo. Em suas andanças, ele conviveu com noções de liberdade e escravidão, explorou o meio ambiente, conheceu povos indígenas. Desejou conquistar o mundo e alcançou mais do que as circunstâncias podiam lhe oferecer”.

Segundo Mary Del Priore “o Brasil não precisa de heróis ou ídolos, pois, bem sabemos, eles têm pés de barro. O que precisa é conhecer a história de homens de carne e osso que nos ajudem a compreender tanto o seu percurso no passado quanto a época que os produziu. É a sua complexidade que os faz se destacar no cenário. Bonifácio foi além e quis atravessar o esquecimento. Ele construiu a própria história”.

Mary Del Priore é historiadora, professora, membro de instituições como a Academia Carioca de Letras, o PEN Clube do Brasil e o PEN International, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, além de órgãos internacionais como a Academia Real de História da Espanha, a Academia Portuguesa de História, autora de mais de cinquenta livros de História do Brasil e vencedora de mais de vinte prêmios nacionais e internacionais, dentre os quais três Jabutis. Colabora com jornais científicos e não científicos, nacionais e internacionais. Ex-professora de História da FFLCH-USP e da PUC-RJ, atualmente leciona no curso de pós-graduação de História da Universidade Salgado de Oliveira.

Mary escreve e fala para quem é leitor e também gosta de história. Em suas palavras: “acredito que o historiador tenha três obrigações: pesquisar, dar aulas e divulgar seu conhecimento. É preciso democratizar o conhecimento e a gente não o faz falando difícil e discutindo teorias herméticas numa torre de marfim. O leitor comum quer ter o prazer na leitura. E os livros de divulgação – como os que faço – tem a preocupação de tornar acessível, agradável e, portanto, democrático, o conhecimento construído de maneira séria. Tais obras, talvez não tenham a complacência dos acadêmicos, mas ajudam a entender quem somos e por quê somos o que somos. Sabemos que a escrita da história não é neutra. Ela sempre tem objetivos. O meu, é simples: multiplicar o interesse pelo passado, pela memória, pela nossa história que é riquíssima, complexa e apaixonante”.

Com certeza um grande programa cultural nos aguarda na noite de 30 de maio.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *