UniBrasil e Gazeta do Povo promovem bate-papo

Na manhã de hoje (06), o UniBrasil Centro Universitário em parceria com o Jornal Gazeta do Povo promoveu um bate-papo entre o Jornal e os pró-reitores e coordenadores dos cursos da Instituição.  Realizado no auditório René Dotti (Bloco 06), o evento contou com a presença do diretor de redação da Gazeta, Leonardo Mens Júnior e do coordenador da editoria de Educação, Ewandro Schenkel. Os convidados falaram sobre o processo de mudanças do veículo, que desde maio pois fim a versão impressa do Jornal, apostando fortemente no formato digital e abordaram sobre as mudanças na forma do público consumir informação.

Para a pró-reitora de graduação, professora Lilian Pereira Ferrari, o encontro foi muito produtivo, pois foi a oportunidade de ouvir a experiência de um grande e consolidado grupo na área que optou pela troca na forma de trabalho e que obteve sucesso. “Foi importante observar que a mudança para o meio digital envolveu um projeto grande de trabalho interno que teve uma mudança gradual, pois o que para o público externo pode ter parecido mais brusco, mas para o pessoal da Gazeta se estabeleceu em mais de um ano de projeto que envolveu formação e reestruturação de equipe, remodelação das formas de trabalhar, agir e focar no objetivo”. A professora destacou ainda que assim como o Jornal, o meio acadêmico também passa por mudanças e transformações em sua dinâmica. “As metas foram traçadas e a caminhada até estas foi estabelecida com trabalho organizado e agilizado, aprendendo com os erros e rapidamente retomando a direção correta. Podemos extrapolar para o meio acadêmico no qual precisamos ter as premissas bem delineadas e as metas bem estabelecidas para ousar em questões importantes para o desenvolvimento da instituição”, finaliza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Fábio Alencar Schneider, a experiência da mudança enfrentada pela Gazeta, de certo modo é a mesma que a educação passa hoje. “Mudanças sempre movem a Instituição para frente, traz novas ideias e expectativas. Hoje estamos buscando e conseguindo fazer uma renovação de ideias, uma renovação do modo de ensinar”, considera Schneider.

Já o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Martin José Moraes, destacou o mérito do encontro.  “A Gazeta está sendo um grande exemplo de sucesso radical, pois saíram da mídia imprensa para a digital, em um curto prazo. Na educação nós estamos recebendo um público que precisa de uma comunicação diferente. Estamos recebendo um aluno que precisa aprender de uma nova forma e que possuem outras necessidades”, destaca.

 

O pró-reitor de pós-graduação, extensão, pesquisa e assuntos comunitários, professor Valter Fernandes da Cunha Filho, considera que o projeto de mudança realizado pelo Jornal requer uma reestruturação de todo o projeto. “A experiência mostrada pela Gazeta do Povo demonstra que, para obter ganho de qualidade, a alteração dos meios exige reavaliação dos fins, dos princípios e dos objetivos”.

Convidados

Durante a exposição os convidados comentaram sobre a necessidade do debate, apuração e veracidade dos fatos, pois segundo eles, vivemos em um momento de “bombardeio de informações”, sendo o jornalista o responsável pela checagem dos fatos divulgados com o uso das mídias sociais.

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *