UniBrasil encerra as atividades da Semana do Meio Ambiente com Práticas Sustentáveis aplicadas à construção civil

Entre os dias 07 e 10 de junho, os acadêmicos se envolveram com as atividades do Projeto Integrador em consonância com as ODS, da ONU

 

Painel solar em pequena escala realizado pelos alunos do 6º período de Engenharia Civil. Na foto, professora Dra Cristhiane Anete Neiverth.

 

Na sexta-feira (10), o UniBrasil encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente, com a exposição do projeto “Práticas Sustentáveis” do curso de Engenharia Civil, do 6º período, orientado pela Professora Cristhiane Anete Neiverth, doutora em Física dos Solos.

Ela explica que, neste último dia, o trabalho exposto mostra algumas iniciativas dos acadêmicos de Engenharia Civil, em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

São três propostas que visam a reutilização de resíduos sólidos descartados, destinando a projetos de construção civil. Dentre eles, estão: a elaboração de um protótipo, como o filtro de solo de várzea; de um paver tradicional e o outro, de PET (Polietileno tereftalato), comparando a resistência dos dois materiais; e, por fim, o painel solar (em escala reduzida, apenas para exemplificar o trabalho). 

“Todo o material aqui foi reaproveitado, sem custos, sem comprar nada. São materiais que estão presentes no nosso dia a dia, que podem ser aplicados de uma maneira bem simples e fácil”, diz a professora Cristhiane. Ela acrescenta ainda que é uma prática que deve ser agregada a todos os cursos: “Têm como agregar bastante valor, independente da área que você está atuando, até porque, o mercado de trabalho está pedindo bastante [soluções para os desafios mundiais]”, finaliza.

 

Protótipo de um filtro de solo de várzea.

 

 

 

UniBrasil agradece a comunidade acadêmica pelo evento realizado 

Semana do Meio Ambiente incentiva o descarte correto dos resíduos dentro e fora da instituição.

Em cinco dias, os acadêmicos tiveram a oportunidade de presenciar algumas iniciativas em diferentes áreas, desenvolvidas na disciplina de Projeto Integrador, que dialogavam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No decorrer das exposições, as trocas de saberes propiciaram uma nova percepção ambiental dos estudantes, docentes e da comunidade sobre formas de reaproveitar resíduos descartados, para a produção de novos materiais, sem necessitar extrair da natureza.
 

UniBrasil parabeniza pela iniciativa da Copex (Coordenação de Pesquisa e Extensão e Internacionalização) de trazer à tona o debate ambiental, que se faz a cada dia mais presente na vida dos cidadãos.

A professora Daniele Sotta Ziliotto, uma das responsáveis pela organização do evento, explica a importância do debate dentro da academia, para formação pessoal, profissional e de cidadania. “Entendendo a missão de formar, por meio de processos sustentáveis, pessoas que possam assumir a plenitude da condição humana, o UniBrasil, por meio dos Projetos Integradores, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conscientiza e dissemina conhecimentos que comungam com princípios da sustentabilidade, buscando usufruir dos recursos naturais sem comprometer o uso dos mesmos para as gerações futuras”.

Agradece aos apoiadores do evento, nas figuras de Salma Nasser, artista de recicláveis; a Lojinha Era, que reaproveita resíduos sólidos descartados como objetos decorativos; a engenheira agrônoma Sheila Rossana Dal Sant, explicando os benefícios das plantas medicinais para a cura e o tratamento de enfermidades; a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, representada pelo Thiago Cavichiollo; aos acadêmicos de Nutrição do UniBrasil, apresentando as qualidades dos PANC’S ao organismo humano; a professora Ana Cristina Mota, aplicando o conceito de Economia Circular na prática; a feira de orgânicos, da Loja do Campo e do Empório Bom Jardim, com os produtos livres de agrotóxicos, incentivando o consumo da agricultura familiar; além disso, agradece aos acadêmicos de Engenharia Civil, por apresentar Práticas Sustentáveis aplicadas na construção civil.

Encerra o evento da Semana do Meio Ambiente com a alegria de saber que o UniBrasil  forma cidadãos conscientes com o meio ambiente e o seu entorno, sendo capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho e as demandas da sociedade.

Acesse a cartilha sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade para aplicar no seu dia a dia boas práticas sustentáveis.

Postado em COMUNIDADE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *