UniBrasil Futuro e a Agricultura Digital

A primeira atividade do Projeto UniBrasil Futuro deste ano 2020 será uma palestra que vai tratar de temas tão atuais quanto importantes, “Agricultura Digital: papel da Embrapa nesta revolução”. O evento vai ocorrer no dia 17 de março, às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève do UniBrasil Centro Universitário, com entrada franca para estudantes, professores e comunidade em geral. E é promovido também pela Escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, cursos de Sistemas de Informação e Administração.

Quem irá proferi-la é a doutora Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá; Chefe Geral e pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, com doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, com aproximadamente 90 publicações técnico-científicas e 25 softwares.  Nos últimos anos tem articulado projetos e parcerias nas áreas de IoT Rural, Bigdata e Analytics e tem participado do movimento de Agtechs atuando em programas de aceleração e mentoria de startups visando contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação para Agricultura Digital no país.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, “dedicada à inovação tecnológica na busca de geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira”, é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Instituição de pesquisa respeitada mundialmente, procura desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, e nesse esforço transformou a agropecuária do país em uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta, tirando-nos da condição de importador de alimentos básicos para a de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.

No abstract de um de seus trabalhos sobre Agricultura Digital, a doutora Silvia Maria Massruhá resumiu uma visão clara do tema: “No mundo contemporâneo e globalizado, cada vez mais os avanços em tecnologias da informação e comunicação (TIC) terão um caráter estratégico e político. As TIC têm contribuído, há várias décadas, de forma impactante, para as diversas áreas de conhecimento, permitindo o armazenamento e processamento de grandes volumes de dados, automatização de processos e o intercâmbio de informações e de conhecimento. Ciente da importância das TIC na área da agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou a Embrapa Informática Agropecuária que atua na área de pesquisa e desenvolvimento e que pauta-se pela visão estratégica, focada no desenvolvimento de soluções de TIC, especialmente nas áreas de agroinformática e bioinformática”.

O professor Clèmerson Merlin Clève criou o UniBrasil Futuro com o objetivo de pensar nosso país de uma perspectiva da instituição universitária, trazendo para falar pessoas essenciais em todas as áreas de conhecimento e com variadas abordagens e ideologias, honrando o propósito do pensamento livre e da liberdade de opinião, fundamentais para a Educação. Esta palestrante possui todas as credenciais para isso e, certamente, ouvi-la contribuirá muito para a formação dos estudantes.

Texto: Wanda Camargo

Postado em ADMINISTRAÇÃO, ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, UniBrasil e tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *