UniBrasil Futuro recebe Diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Em 5 de junho às 19 horas, no Auditório Cordeiro Clève, o Projeto UniBrasil Futuro, em conjunto com a Escola de Engenharias, convida para a palestra “Infraestrutura de Transportes e Competitividade Brasileira” a ser ministrada pela Professora Doutora Liedi Légi Bariani Bernucci, Diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli (USP).

A palestra estará voltada a um grande público, estruturada em caráter introdutório e de esclarecimentos gerais sobre a situação dos transportes no Brasil. Embora considerada uma das maiores autoridades técnicas no país sobre o tema, a professora Liedi pretende nesta fala despertar estudantes para a importância do assunto e a necessidade de que profissionais de várias áreas compreendam seu impacto na vida brasileira.

Liedi Bernucci é a primeira mulher em 124 anos a ocupar este cargo na Poli, com a proposta de consolidar e aprimorar uma reforma curricular, de ampliar a internacionalização desta escola, e, além de melhorar os indicadores dos programas de pós-graduação, buscar mais parcerias para execução de pesquisas em cooperação, implantando mais iniciativas como as da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

A professora Liedi, uma Engenheira Civil com Mestrado e Doutorado em Transportes, já foi também vice-diretora da Poli, e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. Dois anos atrás, homenageada como Professora do Ano”, foi também a primeira mulher a ser homenageada pela Associação dos Engenheiros Politécnicos, ocasião em que declarou: “A coisa de que mais gosto na minha vida é ser professora” e, ao falar do apoio da família, recordou de um dos ensinamentos de seu pai: “Estudar é o passaporte para a liberdade”.

“Além da excelente formação técnica e moral, uma firmeza muito grande na condução de suas aulas”, “Traz bons projetos para a nossa Escola, que resultam não só em mais recursos para a Poli, mas que contribuem para ampliar o prestígio de que a Poli desfruta”, são depoimentos que manifestam sua competência como professora e pesquisadora, destacando não apenas a formação e trajetória acadêmica, mas seu apoio na concessão de bolsas de estudo para aqueles que não podem custear sua formação, bolsas de iniciação científica, gestão de carreiras e outras iniciativas.

Competência reconhecidaGraduada em Engenharia Civil pela Poli em 1981, Liedi Bernucci fez mestrado em Engenharia Geotécnica na USP, concluído em 1987. Parte da pesquisa foi desenvolvida no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik – Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), na Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986 e fez também seu doutorado sanduíche. Finalizou seu doutorado em Engenharia de Transportes pela USP em 1995. Realizou sua Livre-Docência em 2001 e tornou-se, em 2006, Professora Titular da Poli, da qual é docente desde 1986.

Foi a primeira mulher a ser chefe de departamento – no caso, de Engenharia de Transportes, cargo que ocupou até março de 2014 – e também a primeira a ocupar um cargo de vice-diretora na Poli. Desde 1995 é a coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP) do Departamento de Engenharia de Transportes.

É uma pesquisadora reconhecida por sua competência, tanto pela academia como pelo setor produtivo na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias. Autora do Livro “Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros”, juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares; publicou mais de 160 trabalhos.

Coordena e orienta projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento, agências e por empresas públicas e privadas. Foi coordenadora da Comissão de Asfalto do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), em 2007; do 19º Encontro de Asfalto, em 2008; e também da área científica do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões em 2009 e em 2011.

Texto: Wanda Camargo

Postado em ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *